Presidente da Aleam, Roberto Cidade e cônsul-geral do Japão, Yuichi Miyagawa, reforçam laços econômicos e culturais em agenda oficial

Publicado em

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), recebeu nesta quinta-feira, 30/1, o cônsul-geral do Japão em Manaus, Yuichi Miyagawa e o cônsul-geral adjunto, Suzuki Akira, para uma visita de cortesia no Legislativo Estadual. Acompanhado dos deputados Alessandra Campelo (Podemos), Sinésio Campos (PT) e João Luiz (Republicanos), Cidade reforçou os laços de amizade e econômicos que unem o Amazonas ao país asiático.

Cidade ressaltou a importância dos investimentos japoneses no Polo Industrial de Manaus (PIM) e destacou que a presença japonesa no Amazonas, já há quase 100 anos, a fez ser incorporada no dia a dia da população amazonense, engrandecendo ainda mais a cultura regional.

“É uma honra receber o cônsul-geral do Japão na Assembleia Legislativa. Tivemos a oportunidade de reforçar a importância da presença das gigantes Honda e Yamaha, além de outras empresas japonesas que estão no nosso Polo Industrial contribuindo com a geração de emprego e renda, trazendo tecnologia e impulsionando a nossa economia. Falamos sobre a Escola de Tempo Integral Bilíngue, português-japonês, e falamos também sobre a culinária e a cultura japonesa já tão presentes no nosso dia a dia”, destacou.

O cônsul-geral do Japão em Manaus, Yuichi Miyagawa, agradeceu pela receptividade, destacou que este ano as relações diplomáticas entre Brasil e Japão completam 130 anos e que, para ele, é uma honra cumprir suas funções no Amazonas, dentre as quais estão apoiar a comunidade e as empresas japonesas instaladas na Zona Franca de Manaus (ZFM).

Miyagawa falou, ainda, sobre a satisfação de ver que o Amazonas incentiva o ensino da língua japonesa.

“Esse é o meu trabalho mais importante. Fiquei surpreendido quando cheguei aqui e vi que tem muita gente aprendendo a língua japonesa. Meu trabalho é também apoiar o ensino da língua japonesa e será uma das minhas prioridades. Além disso, manifesto meu agradecimento à Assembleia Legislativa do Amazonas por ter, no ano passado, instituído o Dia da Imigração Japonesa. Tal como os meus antecessores, quero trabalhar junto com os deputados para promover, ainda mais, os laços de amizade entre Japão e Amazonas. Muito obrigado”, declarou.

Ensino bilíngue

A Escola Estadual de Tempo Integral (Eeti) Professor Djalma da Cunha Batista foi fundada em 1980 e, em 2016, tornou-se a primeira Escola Estadual de Tempo Integral Bilíngue Português-Japonês do Brasil.

Atualmente, a instituição atende mil alunos, do 6º ao 9º ano, do ensino fundamental e possui três matérias de japonês: Língua Japonesa, Matemática em Língua Japonesa e Ciências em Língua Japonesa.

— — —
Assessoria de Comunicação – Michele Gouvêa / 3183-4395
Foto – Herick Pereira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Fiscalização ambiental resulta em mais de R$ 100 mil em multas no interior do Amazonas

Mais de R$ 100 mil em multas foram aplicados...

Militares são presos por fraudes com uso de ‘cashback’ no AM

Dois militares das Forças Armadas foram presos por envolvimento...

Presidente da Síria diz não ter medo de guerra com Israel

O presidente da Síria, Ahmed al-Sharaa, acusou Israel de tentar desestabilizar o país...

Tailandesa que chantageou monges budistas filmou relações sexuais e extorquiu religiosos em milhões

A tailandesa que foi presa pelo envolvimento em escândalo...