Motta e Alcolumbre se reúnem com Lula em 1º dia útil à frente do Congresso

Publicado em

Os novos presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), vão se reunir na manhã desta segunda-feira (3) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O encontro, marcado para o Palácio do Planalto, servirá para que Lula apresente a agenda prioritária do governo aos recém-eleitos comandantes do Congresso.

Motta e Alcolumbre foram eleitos no sábado (1º) para comandar as casas do Congresso. Ambos receberam votações expressivas e tiveram o apoio do governo – mas também foram encampados pela oposição.

Nos discursos de posse, os parlamentares deram sinais ambíguos a respeito da futura relação com o Executivo.

  • Alcolumbre falou em adotar “um posicionamento corajoso perante o governo, o Judiciário, a mídia ou o mercado”. “Nem sempre agradaremos a todos”, emendou.
  • Motta, por sua vez, discursou com foco em um “Parlamento forte”, pregando estabilidade econômica e defendendo a importância das emendas parlamentares – tema que deve gerar disputas, mais uma vez, em 2025.

A reunião com Lula antecederá a abertura formal dos trabalhos do Congresso em 2025, na qual Hugo Motta e Davi Alcolumbre devem fazer novos discursos aos parlamentares – em que podem passar novos recados ao Executivo e ao Judiciário.

O presidente Lula não deve comparecer à cerimônia, prevista para a tarde desta segunda. Ele deve ser representado pelos ministros Rui Costa (Casa Civil) e Fernando Haddad (Fazenda).

Durante a solenidade, caberá ao chefe da Casa Civil entregar a tradicional “mensagem do Executivo” ao novo comando do Congresso. O documento traz um balanço do último ano e sinalizações para os próximos meses.

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou, no último sábado, que o Planalto deverá indicar como prioridades propostas para estimular o investimento e empreendedorismo, e o novo Plano Nacional de Educação (PNE).

Pautas do governo

Ao longo dos primeiros dois anos do mandato, o presidente Lula viveu momentos de aproximação e afastamento com a cúpula do Congresso Nacional.

Houve acordo maior entre Executivo e Legislativo, por exemplo, na reação aos atos terroristas do 8 de janeiro de 2023; na aprovação de textos da reforma tributária; e na tramitação do pacote montado pela área econômica para cortar gastos federais.

Em outros momentos, o cenário foi de “rusga” – como nos questionamentos envolvendo a transparência das emendas parlamentares, nas críticas de Lula à “taxa das blusinhas” e nos vetos do presidente em temas como a desoneração da folha de pagamentos e o refinanciamento da dívida dos estados.

Antes mesmo de Motta e Alcolumbre serem eleitos, ainda no sábado, o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), defendeu que o diálogo começasse “imediatamente”.

“Eu acho que são dois presidentes, em sendo eleitos, que podem imediatamente dialogar com o governo. É necessário, logo na segunda-feira, receber os dois presidentes em separado e tocar a vida. O país precisa dessa harmonia entre Executivo e Legislativo”, declarou Guimarães em entrevista no Congresso.

Para 2025, além de todo o contexto pré-eleitoral – que pode levar o governo inclusive a uma reforma ministerial –, o Planalto tem uma pauta prioritária de projetos a serem aprovados no Congresso.

A lista deve ser entregue a Motta e Alcolumbre na sessão de abertura do ano legislativo, à tarde. Mas, nas últimas semanas, ministros e o próprio presidente já indicaram como temas prioritários:

  • a aprovação do próprio Orçamento de 2025, pendente desde o ano passado;
  • o projeto de lei, a ser enviado pelo governo, que eleva a faixa de isenção do Imposto de Renda para R$ 5 mil;
  • a proposta que vai alterar a Constituição para mexer nas regras federais de segurança pública.

Fonte: Valor Globo/Foto: Reprodução

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Presidente interina da Venezuela está fazendo ‘ótimo trabalho’, afirma Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta...

Saiba quem são as duas vítimas que morreram após embarcação naufragar no Encontro das Águas em Manaus

O naufrágio de uma embarcação de transporte de passageiros nas...

Saiba como peritos da PF acessaram o celular bloqueado de Daniel Vorcaro

O celular de Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master, tornou-se...

Programação da folia para curtir de sábado a terça-feira de Carnaval

É Carnaval e a partir deste sábado (14/02), a...