Trump: “Relatos de que EUA explodirá Irã em pedacinhos são exagerados”

Publicado em

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, escreveu na rede Truth Social que os “relatos de que os Estados Unidos, trabalhando em conjunto com Israel, vão explodir o Irã em pedacinhos são muito exagerados”. Ele ainda destacou que “preferiria muito mais um Acordo de Paz Nuclear Verificado com o Irã”.

As falas foram feitas após Trump assinar um memorando que busca impedir que o Irã desenvolva arma nuclear e ameaçe o país, nessa terça-feira (5/2).

Trump, na manhã desta quarta-feira (5/2), afirmou querer “que o Irã seja um país grande e bem-sucedido, mas que não possa ter uma arma nuclear”.

“Relatos de que os Estados Unidos, trabalhando em conjunto com Israel, vão explodir o Irã em pedacinhos, são muito exagerados. Eu preferiria muito mais um Acordo de Paz Nuclear Verificado, que deixaria o Irã crescer e prosperar pacificamente. Devemos começar a trabalhar nele imediatamente e ter uma grande Celebração do Oriente Médio quando for assinado e concluído. Deus abençoe o Oriente Médio”, destacou Trump.

Relação tensa com o Irã

  • No seu primeiro mandato, Trump manteve uma relação tensa com o Irã, principalmente pelo avanço do programa nuclear do país persa.
  • A possibilidade de que o Irã desenvolvesse uma arma nuclear fez com que Trump ordenasse o assassinato do ex-general Qassem Soleimani, um dos principais nomes do Irã.
  • O episódio rende, até hoje, ameaças de vingança vindas do Irã contra o presidente norte-americano.

Na semana passada, Abbas Araqchi, ministro das Relações Exteriores do Irã, afirmou que, se os Estados Unidos atacarem as suas instalações nucleares, o Irã dará uma resposta imediata, que geraria uma “guerra total na região”. E que um ataque militar de Israel e dos Estados Unidos ao Irã seria “um dos maiores erros históricos que os EUA poderiam cometer”.

Fonte: Metrópoles/Foto: Tasos Katopodis/Getty Images

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Conta de luz deve fechar ano com aumento de 7%, aponta Aneel

A última edição do InfoTarifa em 2025, divulgado pela Aneel (Agência...

PM suspeito de lavagem de dinheiro é exonerado da Casa Militar após ser preso com R$ 2,5 milhões em Manaus

O cabo da Polícia Militar preso com R$ 2,5 milhões...

Caso Benício: colega de trabalho diz em depoimento que alertou técnica para não aplicar adrenalina na veia

Novos depoimentos colhidos pela Polícia Civil na sexta-feira (5)...

Dino marca para fevereiro de 2026 julgamento do caso Marielle na 1ª Turma do STF

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu...