Nikolas, Kataguiri e João Campos: políticos jovens miram PEC que quer diminuir idade mínima para Senado e Presidência

Publicado em

O tema da redução da idade mínima para concorrer à Presidência da República e ao Senado ganhou fôlego durante o recesso legislativo e uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para a mudança foi apresentada na Câmara na primeira semana de trabalho. O texto de autoria do deputado Eros Biondini (PL-MG), inicialmente associado ao bolsonarismo e visto como uma forma de beneficiar o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), conquistou apoio ao centro e atrai políticos jovens que hoje estão impedidos de disputar cargos majoritários.

Atualmente, a idade mínima para disputar os dois cargos é de 35 anos. Com a PEC, o limite seria reduzido para 30 anos. A proposta também altera as exigências para outros postos: interessados em disputar governos estaduais poderiam se lançar a partir dos 28 anos, enquanto quem tem ao menos 20 anos poderia concorrer aos cargos de deputado federal, estadual e distrital.

A proposta reúne 71 assinaturas — 56 de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Para tramitar na Casa, a PEC ainda precisa de outras cem assinaturas.

Um dos principais entusiastas da medida é Nikolas Ferreira, que completará 30 anos em maio do ano que vem. Ele serviu de inspiração para o autor do projeto e já manifestou interesse em disputar uma cadeira no Senado, caso a PEC seja aprovada.

— Luto há bastante tempo contra o STF, e o Senado é o ponto de equilíbrio — afirmou em entrevista ao canal TV Connect USA.

Articuladores do prefeito do Recife, João Campos (PSB), veem a PEC como uma oportunidade de projetá-lo ainda mais. Hoje, Campos, que fará 32 anos este ano, se coloca na corrida ao governo de Pernambuco em 2026.

PEC pela filha

A PEC interessa ainda ao deputado André Fernandes (PL), que, prestes a completar 28 anos, poderia buscar o comando do Ceará. A candidatura resolveria um impasse do partido no estado. Hoje, as duas principais lideranças — Fernandes e o deputado estadual Carmelo Neto, de 23 anos — não podem concorrer.

O deputado Kim Kataguiri (União Brasil-SP), que completará 30 anos em janeiro, também se mobiliza pela aprovação da mudança na regra.

Autor da proposta, Biondini diz que o texto contempla os interesses de todos. O deputado também cita sua filha — a deputada estadual mais jovem do país, Chiara Biondini (PP) — como inspiração para a PEC. Em 2023, ela tomou posse 20 dias após os colegas, no dia seguinte ao seu aniversário de 21 anos. Se a PEC valesse, seus 20 anos seriam suficientes para assumir o cargo.

— É um projeto que beneficia milhões de pessoas, das mais diferentes linhas ideológicas — afirma Biondini.

A exigência de 35 anos para disputar a Presidência não é exclusividade brasileira. EUA e o México também a adotam. Para o Senado destes países, é preciso ter, respectivamente, aos menos 40 e 25 anos. Já a Alemanha exige mínimo de 40 anos para assumir a chancelaria, enquanto a França adota um modelo mais flexível: permite disputar a eleição presidencial aos 18 anos, mas exige 24 anos para o Senado, sob justificativa de que é preciso ter experiência política para atuar na casa revisora.

Fonte: O Globo/Foto: Montagem com fotos de: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados; Michel Jesus/Câmara dos Deputados e Rodolfo Loepert/ PCR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Dino marca para fevereiro de 2026 julgamento do caso Marielle na 1ª Turma do STF

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu...

Bradesco decide acabar com home office para 900 funcionários em 2026

O Bradesco, um dos maiores bancos do país, decidiu encerrar...

Réu por estelionato, Bruno Henrique pode pegar até 5 anos de prisão

Na última quinta-feira (4/12), a 3ª Turma Criminal do...

O que diz o novo decreto da Igreja Católica sobre sexo no casamento

Um novo decreto da Igreja Católica atualiza orientações sobre sexo no casamento para...