Brasil já ganhou um Oscar de Melhor Filme Internacional, mas estatueta ficou com a França; entenda

Publicado em

Ainda Estou Aqui pode se tornar neste domingo (02) o primeiro filme brasileiro a conquistar um Oscar de Melhor Filme Internacional. Pelo menos oficialmente. A verdade é que o país já venceu essa categoria, mas a estatueta acabou ficando com a França.

Em 1960, Orfeu Negro ganhou a tradicional Palma de Ouro do Festival de Cannes e o Oscar de Melhor Filme Internacional (que na época ainda se chamava Melhor Filme Estrangeiro). Baseado em uma peça teatral de Vinícius de Moraes, é falado em português e foi gravado no Rio de Janeiro, com elenco brasileiro.

Entretanto, nas premiações ele concorreu pela França, uma vez que foi dirigido por um diretor francês, Marcel Camus, e co-produzido entre o Brasil, a França e a Itália.

A história, que adapta a peça Orfeu da Conceição, de Vinícius, traz o mito grego de Orfeu e Eurídice para uma favela do Rio de Janeiro durante o Carnaval. O protagonista é interpretado por Breno Mello, na época jogador do Fluminense. O atleta também teve passagens por Corinthians e Santos, onde jogou ao lado de Pelé.

O filme também contou com outro atleta no elenco: Adhemar Ferreira da Silva. Bicampeão olímpico, o maior nome do esporte do Brasil na época fez uma participação especial como a Morte no longa.

O grande destaque fica para a trilha sonora, composta por Tom Jobim e Luiz Bonfá. Foram compostas para o filme algumas músicas emblemáticas, como Manhã de Carnaval e A Felicidade.

Se o coração do filme é todo brasileiro, a parte técnica ficou a cargo da França. Camus, além de dirigir, escreveu o roteiro ao lado de Jacques Viot. Fotografia, edição e direção de arte, por exemplo, foram feitos por gringos.

Curiosamente, o maior concorrente de Ainda Estou Aqui no Oscar de 2025 é outro filme da França com jeitão estrangeiro. O longa de Walter Salles disputa a estatueta com Emilia Pérez, dirigido por um francês, Jacques Audiard, mas falado em espanhol, passado no México e com elenco principal formado por duas norte-americanas e uma espanhola.

R7 entrou no clima do Oscar e, neste domingo (2) às 19h30, faz uma live especial, em parceria com o portal Estação Nerd, com todas as informações sobre a principal premiação do cinema. Será que o Brasil leva a primeira estatueta? Prepare a pipoca e o look de gala!

 

 

 

*R7/Foto: Reprodução 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Redução de pena de Bolsonaro emperra na Câmara, e PL cobra acesso ao relatório da anistia

Parlamentares de oposição afirmam que ainda não tiveram acesso ao relatório...

Brasil tem 16,4 milhões de moradores de favelas em 12.348 comunidades do tipo, revela IBGE

O Censo 2022 identificou 12.348 favelas e comunidades urbanas espalhadas...

Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de ‘Mortal Kombat’ e ‘Pearl Harbor’, morre aos 75 anos

Morreu, nesta quinta-feira (4), Cary-Hiroyuki Tagawa, ator japonês que...

GP de Abu Dhabi: Norris lidera 1º treino livre; Bortoleto é sétimo

Com um grid renovado, Lando Norris liderou o 1º...