PF prende 17 suspeitos em operação nacional contra pedofilia

Publicado em

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (12) a ‘Operação Nacional Proteção Integral’ de combate a crimes cibernéticos de pedofilia e exploração sexual de crianças e adolescentes. Os agentes federais cumprem 72 mandados de busca e apreensão em 22 estados. Dezessete suspeitos foram presos.

Em Manaus, um homem foi preso. Policiais federais aprenderam computadores, celulares, pen drives e HDs. O nome do suspeito não foi revelado.

Segundo a PF, a operação busca recolher provas e prender criminosos em todo o país que agem principalmente na internet armazenando, compartilhando, produzindo e vendendo material de abuso sexual infantojuvenil.

A operação é da Coordenação de Repressão aos Crimes Cibernéticos Relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil da PF e mobiliza 340 policiais federais.

O nome da operação foi escolhido porque o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal nº 8.009/1990) estabelece no artigo 1º a proteção integral das crianças e dos adolescentes, bem como assegura a esses sujeitos o gozo de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana (art. 3º).

A Constituição Federal em seu art. 227, caput, também estabelece que é “dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem com absoluta prioridade o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”.

“Não restam dúvidas quanto ao grau de lesividade que os delitos cibernéticos relacionados ao abuso sexual infantojuvenil acarretam nas crianças e os adolescentes, sendo a operação, portanto, uma forma da Polícia Federal dar cumprimento aos dispositivos constitucionais e legais que estabelecem a absoluta prioridade e a proteção integral às vítimas desses delitos”, informa a PF.

A Polícia Federal alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar os filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. A prevenção é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes.

Fonte: Amazonas Atual/Foto: PF/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Condenada pelo STF, Zambelli pede Pix a seguidores para pagar R$ 2 mi

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) publicou nesta segunda-feira (19/5) um...

Lula assina nova regulamentação do EaD: medicina e direito não poderão ter aulas online

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva,...

Amom Mandel visita Policlínica da Polícia Militar e reforça apoio à saúde dos militares e seus dependentes

Diretor de Saúde da Polícia Militar, Coronel Emerson, apresentou...

Bia haddad estreia com vitória no WTA 500 de Estrasburgo

A brasileira Beatriz Haddad, número 23 do ranking mundial,...