Vacina tem resposta eficaz no combate a doenças pneumocócicas graves

Publicado em

A bactéria pneumococo é um dos principais micro-organismos responsáveis por causar infecções como pneumonia, meningite, otite média aguda e infecção do sangue (bacteremia). Algumas dessas doenças podem ser extremamente graves e até fatais.

Embora ocorram em qualquer faixa etária, as doenças pneumocócicas são mais preocupantes em crianças pequenas, pessoas acima de 60 anos ou com condições crônicas, cujo sistema imunológico é mais vulnerável a infecções.

A vacina Pneumo 20 surge como uma grande aliada na prevenção de complicações de saúde e na redução de hospitalizações, especialmente do grupo de risco. Ela oferece alta proteção contra 20 sorotipos do pneumococo, incluindo aqueles que têm potencial para causar infecções mais graves e que podem apresentar resistência a antibióticos.

Indicações e administração

De uso pediátrico e adulto, a Pneumo 20 é indicada a partir de seis semanas de vida, com aplicação intramuscular. O número de doses varia conforme a idade (confira aqui).

É contraindicada somente para pessoas com alergia a qualquer substância da composição. No caso de gestantes, é recomendável consultar o médico de confiança para avaliar se devem receber a vacina.

Importante ressaltar que a vacinação contra as doenças pneumocócicas graves protege não somente o indivíduo, mas também quem está ao redor. Ao reduzir a transmissão da bactéria na comunidade, a vacina ajuda a prevenir surtos e acaba beneficiando pessoas que não podem ser vacinadas.

 

 

*Metrópoles/Foto: Reprodução 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Justiça manda prender Oruam por ligação com o Comando Vermelho

A Justiça do Rio de Janeiro expediu mandado de...

Festival Folclórico do Sesc acontece neste fim de semana, com entrada gratuita

De 24 a 26 de julho, o Sesc Amazonas...

Alexandre Correa é condenado à prisão por agredir Ana Hickmann

A Justiça de São Paulo condenou o empresário Alexandre...

Amazonense de Muay Thai mostra a força da arte marcial tailandesa no maior estado do Brasil

Combates eletrizantes, 180 lutadores ávidos para competir, torcedores em...