Alerta de chuvas intensas permanece em quase todo o país. Confira

Publicado em

Confirmando as expectativas da semana, a sexta-feira (21/3) também deve ser de chuvas na maior parte do território nacional. Ao menos 20 estados estão em alerta de “perigo” e “perigo potencial” de chuvas intensas, conforme o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet). A exceção é o Sul do país.

Porém, como mostra o mapa de avisos meteorológicos (foto em destaque), do centro ao Sul do Brasil, incluindo São Paulo e Mato Grosso do Sul, a tendência é de tempo aberto, com poucas nuvens e sem previsão de chuva.

Alertas

Dois avisos na escala laranja, de “perigo”, indicam “chuvas intensas” entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia e ventos de até 100 km/h em partes do Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. A atenção fica por conta do norte de Minas Gerais e sudoeste da Bahia, com a possibilidade de precipitações elevadas no Espírito Santo e no Rio de Janeiro.

Além do Acre, que já declarou estado de emergência há duas semanas, o norte do Pará, Amapá e Amazonas, nordeste de Goiás e extremo-sul do Tocantins também seguem com chuvas intensas. Uma característica do período na região. Maranhão e Piauí, no Nordeste, fecham a lista.

O Inmet recomenda que a população evite enfrentar o mau tempo, observe a alteração nas encostas e, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, por haver risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

O órgão emitiu um alerta de “perigo potencial”, em menor escala, que indica chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos de 40 a 60 km/h, e reverbera em boa parte do país. São Paulo e todo o Sul escapam das chuvas, conforme os dados apresentados.

Fonte: Metrópoles/Foto: Reprodução/Inmet

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Lei institui arborização no Amazonas com árvores nativas da Amazônia

A Lei nº 7.675, de 16 de julho de...

Morre o cantor Ozzy Osbourne, aos 76 anos

Morreu nesta terça-feira (22/7) o cantor Ozzy Osbourne, ex-vocalista do Black...

TCE-AM integra plataforma nacional e reforça transparência no uso de recursos públicos

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) acaba de...

Por que o ministro Luiz Fux votou contra medidas restritivas a Jair Bolsonaro?

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi...