Itamaraty diz que onze brasileiros moradores da Palestina estão presos em Israel e cobra investigação de morte de jovem

Publicado em

O Ministério das Relações Exteriores cobrou celeridade e transparência nas investigações sobre a morte do cidadão brasileiro Walid Khalid Abdalla Ahmad, de 17 anos, na prisão israelense de Megido. Em nota, o Itamaraty informou que existem, atualmente, onze brasileiros que moram na Palestina presos em Israel.

“Onze brasileiros residentes no Estado da Palestina seguem presos em Israel, a maioria dos quais sem terem sido formalmente acusados ou julgados, em clara violação ao Direito Internacional Humanitário”, diz o trecho de uma nota divulgada, nesta terça-feira, pelo Itamaraty .

Residente da Cisjordânia, Ahmad foi detido em 30 de setembro de 2024 na Palestina ocupada, e levado por forças israelenses à prisão de Megido, em território israelense. As circunstâncias e a data exata do óbito ainda não foram esclarecidas.

“Em linha com suas obrigações internacionais, o governo israelense deve conduzir investigação célere e independente acerca das causas do falecimento, bem como dar publicidade às suas conclusões”, destaca o comunicado.

A nota informa que o Escritório de Representação do Brasil em Ramala, no Estado da Palestina, está em contato com a família de Walid Khalid Abdalla Ahmad, “prestando a assistência consular cabível”. No texto, o governo brasileiro se solidariza com os familiares e amigos do brasileiro, “ao tempo em que continuará a exigir do governo de Israel as explicações necessárias acerca da morte do menor”.

Fonte: O Globo/Foto: Michel Filho

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Copa do Mundo: dia de jogo do Brasil é folga? Pode assistir no trabalho? Tire dúvidas

O sorteio dos grupos da Copa do Mundo realizado nesta sexta-feira...

Conta de luz deve fechar ano com aumento de 7%, aponta Aneel

A última edição do InfoTarifa em 2025, divulgado pela Aneel (Agência...

PM suspeito de lavagem de dinheiro é exonerado da Casa Militar após ser preso com R$ 2,5 milhões em Manaus

O cabo da Polícia Militar preso com R$ 2,5 milhões...

Caso Benício: colega de trabalho diz em depoimento que alertou técnica para não aplicar adrenalina na veia

Novos depoimentos colhidos pela Polícia Civil na sexta-feira (5)...