Aneel aprova redução na conta de luz ao consumidor residencial em Manaus

Publicado em

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou o Reajuste Tarifário Anual de 2025 da Amazonas Energia, com redução de 2,47% nas tarifas para consumidores residenciais. Os novos valores passam a valer a partir da próxima segunda-feira (26).

Segundo a Aneel, o efeito médio para os consumidores atendidos pela distribuidora será de -1,35%. Para as unidades em baixa tensão, a média da redução será de -2,20%, enquanto os consumidores em alta tensão terão um leve aumento de 0,77%.

Segundo a agência, a queda nas tarifas foi influenciada, principalmente, pela redução nos custos de aquisição e transporte de energia e pela retirada de componentes financeiros anteriores já quitados.

Revisão e reajuste

A Aneel esclarece que existem dois principais processos de atualização das tarifas: a RTP (Revisão Tarifária Periódica) e o RTA (Reajuste Tarifário Anual). A RTP é mais ampla e define o custo eficiente da distribuição, metas de qualidade e perdas de energia, além dos componentes do chamado Fator X.

O RTA, como o aprovado este ano, é um processo mais simples realizado nos anos em que não há revisão. Ele atualiza a parcela de distribuição conforme índices de inflação e aplica o Fator X. Em ambos os casos, são repassados os custos de compra e transmissão de energia, além de encargos setoriais previstos em lei.

Modalidades tarifárias

As modalidades tarifárias definem os tipos de tarifas aplicadas ao consumo e à demanda de energia elétrica. Elas são classificadas conforme o perfil do consumidor e seguem normas da Aneel. O Grupo A inclui consumidores de alta e média tensão, como indústrias e grandes empresas.

As tarifas podem variar conforme o horário de consumo, para equilibrar a demanda. No Grupo A, a modalidade Horária Azul aplica tarifas diferentes para consumo e demanda, variando conforme o horário do dia. A modalidade Horária Verde oferece tarifas diferenciadas para consumo e tarifa única para demanda, disponível para alguns subgrupos.

O Grupo B abrange consumidores de baixa tensão, como residências, áreas rurais, comércios e iluminação pública. As tarifas são ajustadas conforme o perfil e o horário de uso. No Grupo B, a tarifa Convencional Monômia é fixa, independente do horário. A tarifa Horária Branca varia conforme o horário de consumo, mas não é aplicada a iluminação pública nem a consumidores de baixa renda.

Além dos grupos, existem tarifas específicas para distribuidoras e geradoras de energia, com regras próprias para acesso ao sistema elétrico. A tarifa de distribuição é aplicada quando uma distribuidora acessa outra, com cobrança horária para Grupo A e tarifa fixa para Grupo B. A tarifa de geração é cobrada das centrais geradoras com valor fixo para a demanda de potência.

Fonte: Amazonas Atual/Foto: AM ATUAL

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Mãe de Oruam chora em vídeo e diz: “Quero que meu filho se entregue”

Márcia Gama, mãe de Oruam, usou as redes sociais...

Nova CNH: como funciona o novo sistema de pontos da prova prática, que não tem falta eliminatória

A publicação do Manual Brasileiro de Exames de Direção...

O que se sabe sobre a prisão de piloto em SP acusado de manter rede de abuso sexual infantil

Um piloto da companhia aérea Latam foi preso na manhã desta...

Tarcísio sanciona lei que autoriza sepultamento de cães e gatos em jazigos da família em SP

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) sancionou nesta terça-feira (10) o...