Amazonas conquista selo internacional de área livre de febre aftosa

Publicado em

O estado do Amazonas receberá, na próxima quinta-feira (29), o reconhecimento internacional como área livre da febre aftosa sem vacinação. O anúncio será feito durante a 92ª Sessão Geral da Assembleia Mundial da OMSA (Organização Mundial da Saúde Animal), em Paris, na França, que ocorre entre os dias 25 e 29 de maio.

O novo status sanitário pode ampliar a possibilidade de exportações de carne bovina do estado para mercados internacionais. O selo internacional é considerado um requisito para acesso a países com exigências sanitárias mais rígidas.

Neste sábado (24), o governador Wilson Lima se reuniu, em Manaus, com pecuaristas e representantes do setor agropecuário para apresentar a comitiva que representará o Amazonas no evento internacional.

De acordo com a Sepror (Secretaria de Produção Rural), a certificação internacional complementa o reconhecimento nacional já obtido pelo Amazonas em 2024.

Representantes do setor, como a Faea (Federação da Agricultura e Pecuária no Amazonas), avaliam que a certificação pode fortalecer a cadeia produtiva da pecuária no estado e abrir novas oportunidades comerciais.

A febre aftosa é uma doença que afeta animais como bovinos, bubalinos, suínos, caprinos e ovinos. A erradicação da doença é uma das condições para o livre comércio de produtos e subprodutos de origem animal.

Fonte: Amazonas Atual/Foto: Governo do Amazonas/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Copa do Mundo 2026: veja como ficaram os grupos

A Fifa sorteou, na tarde desta sexta-feira (5), os grupos...

Fifa sorteia grupos da Copa do Mundo nesta sexta-feira (5/12)

Às 14h (horário de Brasília), nesta sexta-feira (5/12), acontece...

Dona de funerária foi raptada e é encontrada em estado de choque

A empresária Francisca La Roque, proprietária de uma funerária...

Netflix fecha acordo para compra da Warner Bros. Discovery por US$ 72 bilhões

A Netflix anunciou na manhã desta sexta-feira (5) acordo de compra...