Com reajuste de gastos, Motta cita possibilidade de corte em emendas parlamentares

Publicado em

O presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), apontou a possibilidade de redução em emendas parlamentares com as mudanças de estratégia nos gastos públicos da União.

A possibilidade foi indicada nesta quinta-feira (29) a jornalistas, e vem em meio às discussões para revisão de gastos do governo federal, com defesa do Congresso para que não se mantenha o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

“Se todos forem cortar, o Congresso sabe que também as emendas deverão ser cortadas e reavaliadas. Esse não é um assunto proibido para nós. É importante deixar isso aqui claro. Em nenhum momento hoje, na reunião de líderes, se colocou preocupação com emendas. Nenhum líder, nenhum partido”, afirmou Motta.

Com um eventual recuo do IOF, a previsão é de que o contingenciamento do governo aumente, alcançando valores destinados a deputados e senadores para envios às bases eleitorais. O montante de emendas também pode sofrer diminuições em uma revisão geral dos gastos públicos.

“O Orçamento não sobreviverá da forma que está”, afirma Motta. “Quando a Câmara diz que quer enfrentar isenções tributárias e discutir reforma administrativa, dizemos que há uma consciência geral da Casa em rever momento atual”, completou.

Apesar das revisões, Motta defendeu a modalidade de envios sob responsabilidade do Congresso: “Criminalizar a emenda é criminalizar a política, é uma atribuição do Legislativo. É uma atividade  típica e essas emendas elas têm levado desenvolvimento para muitos recantos do Brasil.

 

 

*R7/Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados – 29.09.2025

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Cindacta registra aumento de serviço aeroportuário no Festival de Parintins

O Festival Folclórico de Parintins gerou 1.068 operações aeroportuárias...

Aumenta o tráfico de pessoas para uso em golpes digitais, alerta Interpol

Um relatório da Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal)...

Motociclista italiano é morto por ursa na Romênia; animal deve ser sacrificado

Um motociclista italiano foi atacado e morto por uma...

Lula defende nova política de financiamento e afirma que modelo de austeridade ‘não deu certo em nenhum país’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu nesta sexta-feira...