Musk critica projeto orçamentário de Trump: “Abominação repugnante”

Publicado em

O empresário Elon Musk criticou duramente, nesta terça-feira (3/6), o projeto de lei orçamentária apresentado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Em publicação na rede social X, Musk classificou a proposta como “abominação repugnante” e disse que não aguenta mais acompanhar os rumos da política fiscal norte-americana.

A manifestação acontece poucos dias após Musk deixar o Departamento de Eficiência Governamental (Doge), órgão do governo responsável por revisar gastos públicos. A saída do bilionário ocorreu na última quarta-feira (28/5), um dia depois de ele ter concedido uma entrevista com críticas diretas ao plano fiscal de Trump. Dois dias depois, na sexta (30/5), Musk se despediu do presidente em uma reunião no Salão Oval da Casa Branca.

“Este projeto de lei de gastos do Congresso, enorme, escandaloso e eleitoreiro, é uma abominação repugnante. Os que votaram a favor deveriam sentir vergonha: sabem que erraram. Eles sabem”, escreveu Musk.

Segundo ele, o texto pode aumentar o déficit dos Estados Unidos em US$ 2,5 trilhões, o que, em sua avaliação, tornaria a dívida pública insustentável e sobrecarregaria os contribuintes.

Para o empresário, o Congresso está colocando em risco a saúde fiscal do país. Atualmente, tanto a Câmara dos Deputados quanto o Senado têm maioria republicana, o mesmo partido do presidente Trump.

Relação Trump e Musk

Musk, que teve papel de destaque como aliado de Trump na corrida presidencial de 2024, vinha ocupando uma posição estratégica no governo.

À frente do Doge, ele foi responsável por implementar cortes nos gastos da administração federal. Inicialmente visto como um nome de confiança, Musk passou a ser considerado instável por membros próximos do presidente, conforme relatos da imprensa americana.

Segundo a Reuters, a saída do bilionário do governo foi repentina e ocorreu sem uma conversa formal com Trump. Embora o presidente tenha tentado amenizar a ruptura, afirmando que Musk “vai ficar indo e voltando”, o ambiente nos bastidores apontava desgaste na relação entre os dois.

Fonte: Metrópoles/Foto: Anna Moneymaker/Getty Images

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Amazonense de Muay Thai mostra a força da arte marcial tailandesa no maior estado do Brasil

Combates eletrizantes, 180 lutadores ávidos para competir, torcedores em...

Quem é Otávio Müller, pai do filho de Preta Gil

O ator Otávio Müller, 59, é o pai de...

Peixe invasor com 18 espinhos é encontrado em destino turístico na Bahia; espécie não tem predadores

Um peixe invasor foi capturado por moradores no destino...

Lei sobre uso de animais nas escolas surpreende professores no Amazonas

Sem nenhum registro de uso de animais em aulas...