Quaest: Lula empataria com Bolsonaro e mais 4 em eventual 2º turno

Publicado em

Em um eventual 2º turno nas eleições de 2026, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) empataria com pelo menos cinco possíveis candidatos à Presidência da República: Tarcísio de Freitas (Republicanos), Michelle Bolsonaro (PL), Ratinho Jr. (PSD), Eduardo Leite (PSD) e Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível .

Os dados são da pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (5/6). A sondagem ouviu 2.004 pessoas entre 29 de maio e 1º de junho.

No levantamento anterior, divulgado em abril, Lula vencia todos os outros concorrentes e empatava somente com o ex-presidente Bolsonaro. Desta vez, Lula e Bolsonaro têm 41% — a margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.

Em uma eventual disputa com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, Lula ficaria com 41%, contra 40%.

O empate dentro da margem de erro também ocorreria contra a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL). Ela teria 39%, e Lula, 43%.

Em um eventual 2º turno com o governador do Paraná, Ratinho Júnior, Lula teria 40% dos votos, empatando tecnicamente com os 38% apontados pela pesquisa Quaest.

Contra o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o presidente da República também receberia 40% do apoio das urnas, contra 36%.

Análise

O cientista político Felipe Nunes, CEO da Quaest, avaliou, nesta pesquisa, que o “recado aqui é claro. Pela primeira vez, a rejeição ao governo está se transformando em rejeição eleitoral a Lula, alavancando as candidaturas dos potenciais herdeiros de Bolsonaro”.

“Todos aparecem crescendo ou já empatados na margem com Lula. Vale mencionar o desempenho do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, testado pela primeira vez entre os possíveis candidatos, e que teria 36% contra 40% de Lula”, afirmou em publicação no X.

Segundo Felipe, o novo levantamento revelou “cansaço da polarização Lula x Bolsonaro. De um lado, 65% afirmam que Bolsonaro deveria abrir mão de sua candidatura agora e apoiar outro nome…”

Avaliação negativa

Nessa quarta-feira (4/6), a terceira rodada da pesquisa Genial/Quaest em 2025 apontou que 57% dos entrevistados desaprovam o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enquanto 40% aprovam — são os piores resultados deste mandato.

Os números mostram alta desaprovação, mas estabilidade: em relação à sondagem anterior, a parcela que não aprova o governo do petista oscilou um ponto percentual para cima – de 56%para 57%. A aprovação caiu o mesmo p.p. – de 41% para 40%.

Em relação à economia, a notícia é boa para o Planalto: caiu de 56% para 48% a parcela dos brasileiros que veem piora na economia. Também melhorou a percepção sobre alta de preços de alimentos (caiu de 88% para 79%) e de combustíveis (passou de 70% para 54%).

Fonte: Metrópoles/Foto: Reprodução

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

O que diz o novo decreto da Igreja Católica sobre sexo no casamento

Um novo decreto da Igreja Católica atualiza orientações sobre sexo no casamento para...

Redução de pena de Bolsonaro emperra na Câmara, e PL cobra acesso ao relatório da anistia

Parlamentares de oposição afirmam que ainda não tiveram acesso ao relatório...

Brasil tem 16,4 milhões de moradores de favelas em 12.348 comunidades do tipo, revela IBGE

O Censo 2022 identificou 12.348 favelas e comunidades urbanas espalhadas...

Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de ‘Mortal Kombat’ e ‘Pearl Harbor’, morre aos 75 anos

Morreu, nesta quinta-feira (4), Cary-Hiroyuki Tagawa, ator japonês que...