Deputado Delegado Péricles cobra informações dos municípios sobre gestão de resíduos e condições de trabalho de catadores no AM

Publicado em

Iniciativa reforça o compromisso do parlamentar com a fiscalização ambiental e social no Estado

O deputado estadual Delegado Péricles (PL) enviou requerimentos às prefeituras do Amazonas solicitando informações detalhadas sobre a gestão dos resíduos sólidos e as condições de trabalho dos catadores de materiais recicláveis em cada município.

De acordo com o parlamentar, a iniciativa reforça seu compromisso com a fiscalização ambiental e social, e tem como objetivo compreender como os municípios estão lidando com os desafios relacionados ao descarte adequado de resíduos, à coleta seletiva e ao tratamento dos lixões ainda existentes.

“A correta gestão de resíduos sólidos é essencial para assegurar a qualidade ambiental, prevenir riscos à saúde pública e contribuir para o desenvolvimento sustentável das cidades. O descarte inadequado causa impactos diretos na vida da população, como a contaminação do solo, da água e do ar. E quem mais sofre com esse descaso são os trabalhadores que vivem às margens da dignidade”, destacou Delegado Péricles.

Entre os dados solicitados estão: existência e localização de lixões ativos; forma de tratamento e destinação dos residuos sólidos; existência de planos de desativação dos lixões, com prazos e estratégias definidas; implantação e funcionamento da coleta seletiva; ações de conscientização da população sobre o descarte correto; planejamento para implantação ou ampliação de aterros sanitários; organização e condições de trabalho dos catadores de materiais recicláveis, incluindo a existência de políticas públicas voltadas à melhoria de suas condições laborais e sociais.

“Essas informações são fundamentais para que possamos exercer nosso papel de fiscalização e, com base nelas, elaborar políticas públicas mais eficazes e ajustadas à realidade de cada município. Não podemos mais ignorar a urgência ambiental e social que envolve a destinação do lixo no nosso Estado”, afirmou o deputado.

Delegado Péricles também reiterou que continuará acompanhando de perto a situação nos municípios, em especial aqueles que ainda convivem com lixões a céu aberto, como é o caso de Manacapuru (distante 98,8 quilômetros de Manaus), onde trabalhadores sobrevivem em condições insalubres e sem qualquer apoio do poder público.

Fonte: Assessoria/Foto: Assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Bortoleto diz que boa fase da Sauber é “motivação extra” para o GP da Bélgica

Dificilmente alguma equipe vai voltar da pausa na temporada...

PF prende um dos chefes de quadrilha que trocava etiqueta de malas em aeroporto de SP e levou brasileiras à prisão na Alemanha por...

A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira (22) um dos chefes da quadrilha...

Lei institui arborização no Amazonas com árvores nativas da Amazônia

A Lei nº 7.675, de 16 de julho de...

Morre o cantor Ozzy Osbourne, aos 76 anos

Morreu nesta terça-feira (22/7) o cantor Ozzy Osbourne, ex-vocalista do Black...