Ministério da Agricultura confirma caso de gripe aviária em MT

Publicado em

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou a presença do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma criação de aves domésticas de subsistência em Campinápolis, Mato Grosso.

Segundo o Mapa, o Serviço Veterinário Oficial interditou a propriedade e coletou amostras para análise laboratorial, as quais resultaram positivas para gripe aviária. Esse é o quarto foco da doença em aves de subsistência detectado no Brasil.

Entenda o que é a gripe aviária

  • Também conhecida como influenza aviária, é uma doença viral altamente contagiosa, que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas, mas também pode acometer humanos, no entanto, com um baixo risco.
  • Entre os principais sintomas apresentados nas aves estão dificuldade respiratória, secreção nasal ou ocular, espirros, incoordenação motora, torcicolo, diarreia e alta mortalidade.
  • Todas as suspeitas de gripe aviária, que incluem sinais respiratórios, neurológicos ou mortalidade alta e súbita em aves, devem ser notificadas imediatamente à Secretaria da Agricultura por meio da Inspetoria de Defesa Agropecuária.

“As medidas de erradicação e as ações de vigilância no raio de 10 km ao redor do foco foram iniciadas neste domingo (8/6). O Mapa esclarece que, no raio detectado, não há estabelecimentos avícolas comerciais”, detalhou.

De acordo com a pasta, a confirmação do caso em aves de subsistência não traz restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros. “O consumo e a exportação de produtos avícolas permanecem seguros”, ressaltou.

Dessa forma, a confirmação do caso de Mato Grosso também não altera o período de 28 dias de vazio sanitário, após a desinfecção da área em Montenegro (RS), onde foi confirmado um foco de gripe aviária em um matrizeiro de aves comerciais.

Fonte: Metrópoles/Foto: Getty Images

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

França: “Mau negócio”, diz Macron sobre acordo entre UE e Mercosul

Em entrevista a jornais franceses nesta terça-feira (10/2), o...

Cantora Ludmilla processa vereador bolsonarista de Manaus

Manaus (AM) – O vereador de primeiro mandato pelo...

Entenda como quebra da patente do Mounjaro pode baratear canetas emagrecedoras

A Câmara dos Deputados aprovou, nessa segunda-feira (9/2), a urgência...

Clima: terça será de calorão e chuvas intensas pelo Brasil; confira

A atuação conjunta da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS)...