Paulinho decide na prorrogação, Palmeiras elimina o Botafogo e avança no Mundial

Publicado em

FILADÉLFIA (EUA) — No único confronto entre equipes do mesmo país no Mundial de Clubes, Palmeiras e Botafogo fizeram um duelo tão equilibrado que precisou ser decidido na prorrogação. Paulinho saiu do banco, marcou na etapa inicial do tempo extra e classificou o Verdão para as quartas de final do torneio. O time paulista agora espera o vencedor de Benfica-POR e Chelsea-ING, para saber quem será o rival da próxima sexta-feira (4), novamente no Lincoln Financial Field, na Filadélfia.

Foi um primeiro tempo de muitas disputas físicas e sem finalizações certas, com o jogo marcado por equilíbrio e entradas duras.

Abel Ferreira surpreendeu e colocou Allan no lugar de Facundo Torres, dando mais sustentação ao meio de campo, e deslocou Estêvão para o lado esquerdo, com Vitor Roque no comando do ataque.

O Palmeiras começou melhor o confronto, controlando a posse de bola nos primeiros minutos, mas teve dificuldades para transformar esse domínio em chances claras de gol. A principal oportunidade surgiu aos 9 minutos, quando Piquerez cruzou rasteiro da ponta, Vitor Roque se esticou para tentar finalizar de carrinho, mas não conseguiu o desvio, e Alexander Barboza mandou para escanteio ao tentar afastar.

Após a parada técnica para hidratação, aos 30 minutos, o Botafogo voltou mais organizado e passou a ocupar o campo de ataque com mais frequência. A melhor chance da equipe carioca aconteceu aos 42, quando Marlon Freitas superou a marcação, invadiu a área e finalizou cruzado, mas o chute saiu fraco e pela linha de fundo.

O Verdão ainda respondeu nos acréscimos: Richard Ríos arriscou de fora da área, a bola desviou na defesa e saiu com perigo, raspando a rede por cima do travessão.

Na volta para a etapa final, o Palmeiras voltou a apresentar o domínio do primeiro tempo, mas agora com finalizações. Antes dos dez minutos, Estêvão obrigou John a boa defesa e inclusive chegou a balançar as redes, mas o lance foi anulado por impedimento no início da jogada.

Na metade do segundo tempo, Abel surpreendeu novamente e tirou Estêvão, que era o melhor em campo até então, e colocou Paulinho. Ainda trocou Vitor Roque por Luighi, preterindo Flaco López, que vinha entrando no comando do ataque durante a competição, inclusive marcou um gol diante do Al Ahly. Na prática, Paulinho ficou como referência do time, com Luighi atuando aberto.

Renato Paiva aproveitou para trocar o meio de campo e tirou Allan e Savarino para as entradas de Montoro e Correa, em uma tentativa de mandar o time mais ao ataque. O Palmeiras, porém, seguia pressionando e John fez boa defesa em cabeçada de Maurício.

O jogo seguiu sem muitas chances, com os times mais preocupados em não levar o gol nos minutos finais do que em criar oportunidades em si.

Assim, a partida foi para a prorrogação e desta vez quem iniciou melhor foi o Botafogo, só que também sem conseguir ameaçar o gol de Weverton. Porém, o Palmeiras atingiu a eficiência que tanto buscava. Aos 10 minutos, Paulinho recebeu na área, driblou Marlon Freitas e bateu no cantinho de John para abrir o placar. Com problemas físicos, o camisa 10 marcou e foi substituído pelo zagueiro Micael.

O Botafogo resolveu acordar nos últimos 15 minutos da partida. Com Artur Cabral no comando do ataque, o time ganhou mais poder na área e passou a incomodar o Palmeiras. Vitinho perdeu ótima chance após cruzamento da esquerda.

Para acrescentar contornos dramáticos ao fim do jogo, Gustavo Gómez foi expulso, deixando o Palmeiras com um a menos e levando o Botafogo ainda mais ao ataque. Nos últimos minutos, Bruno Fuchs precisou se jogar com a cabeça na bola para impedir o gol de empate. O resumo de um Palmeiras combativo, aguerrido e classificado para as quartas de final do Mundial de Clubes.

O que vem por aí

Agora o time espera o vencedor do duelo entre Benfica e Chelsea, que jogam ainda neste sábado às 17h (de Brasília), na cidade de Charlotte. O jogo das quartas de final acontece na sexta-feira (4), novamente no Lincoln Financial Field, na Filadélfia.

✅ FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS 1 X 0 BOTAFOGO

OITAVAS DE FINAL — MUNDIAL DE CLUBES

🗓️ Data e horário: sábado, 28/6/2025 — 13h

📍 Local: Lincoln Financial Field, Filadélfia (EUA)

🥅 Gols: Paulinho, aos 10′ do 1ºT da prorrogação (PAL)

🟨 Cartões amarelos: Barboza, Newton, Arthur e Alex Telles (BOT); Gustavo Gómez e Piquerez (PAL)

🔴 Cartão vermelho: Gustavo Gómez (PAL)

🟨 Árbitro: Francois Letexier (FRA)

🚩 Assistentes: Cyril Mugnier (FRA) e Mehdi Rahmouni (FRA)

🏁VAR: Jerome Brisard (FRA)

⚽ ESCALAÇÕES

PALMEIRAS (Técnico: Abel Ferreira)Weverton; Giay, Gustavo Gómez, Bruno Fuchs e Piquerez; Emiliano Martínez e Richard Ríos; Allan (Mayke), Maurício (Facundo Torres) e Estêvão (Paulinho); Vitor Roque (Luighi).

BOTAFOGO (Técnico: Renato Paiva)John; Vitinho, Jair (Kaio), Barboza e Alex Telles (Cuiabano); Danilo Barbosa (Newton), Marlon Freitas e Allan (Montoro); Artur, Savarino (Correa) e Igor Jesus.

 

 

 

*R7/Foto: Reprodução/X

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Redução de pena de Bolsonaro emperra na Câmara, e PL cobra acesso ao relatório da anistia

Parlamentares de oposição afirmam que ainda não tiveram acesso ao relatório...

Brasil tem 16,4 milhões de moradores de favelas em 12.348 comunidades do tipo, revela IBGE

O Censo 2022 identificou 12.348 favelas e comunidades urbanas espalhadas...

Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de ‘Mortal Kombat’ e ‘Pearl Harbor’, morre aos 75 anos

Morreu, nesta quinta-feira (4), Cary-Hiroyuki Tagawa, ator japonês que...

GP de Abu Dhabi: Norris lidera 1º treino livre; Bortoleto é sétimo

Com um grid renovado, Lando Norris liderou o 1º...