UEA e Secretaria de Educação abrem inscrições para Mestrado Acadêmico em Geografia

Publicado em

Oferecido por meio de convênio entre a secretaria e a universidade, curso tem como público-alvo professores e pedagogos da rede estadual

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), abre as inscrições de seleção para ingresso no curso de Mestrado Acadêmico em Geografia, oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo) da UEA. Interessados devem se inscrever até às 23h59 (horário local) do dia 13 de julho.

Por meio do convênio para oferta de vagas UEA/Seduc nº 22/2022, professores e/ou pedagogos da rede pública estadual poderão concorrer a vagas para tornarem-se pesquisadores e, posteriormente, Mestres em Geografia – Espaço, Natureza e Ensino na Geografia.

As informações sobre o processo podem ser encontradas na página da UEA, por meio do link: https://shre.ink/xiBj. A oferta da graduação dá continuidade ao Projeto Prioritário Mestre Qualificado, do programa “Educa+Amazonas”, do Governo do Amazonas. Na primeira etapa do projeto, foram disponibilizadas 50 vagas para cursos de Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Mestrado em Educação voltado a educadores de Manaus e Tefé (distante 523 quilômetros da capital).

“São programas que trabalham as áreas do conhecimento nas áreas de linguagem, nas áreas de ciências e na área da educação que é o nosso guarda-chuva da rede”, afirmou a gerente de Articulações e Desenvolvimento Profissional, da Secretaria de Educação, Darle Teixeira.

Cronograma

Estão sendo oferecidas 10 vagas, considerando 4 vagas para a linha de pesquisa Dinâmicas Espaciais e Regionais, 3 vagas para a linha Sistemas da Natureza na Amazônia e 3 vagas para a linha Ensino e Formação de Professores de Geografia.

O processo de seleção será realizado em quatro etapas: prova escrita de conhecimento específico, análise do pré-projeto de pesquisa, entrevista e análise curricular. As etapas de seleção serão realizadas em Manaus. O resultado final será publicado no dia 29 de agosto, como período de matrículas entre 1 a 4 de setembro.

A expectativa para 2025 é que 65 educadores ingressem em novas turmas de Mestrado por meio do projeto Mestre Qualificado, com previsão de conclusão em 2027. A Secretaria de Educação garante o afastamento dos servidores do Quadro do Magistério Público da Secretaria, com direito à percepção do vencimento e demais vantagens inerentes ao cargo. O objetivo é que os profissionais retornem à sala de aula com o olhar, também, de pesquisador, transformando a educação por meio da pesquisa.

O reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, reforça que a parceria traz o compromisso com a formação continuada dos profissionais e com o fortalecimento do ensino, da pesquisa e da valorização da ciência em nosso estado. “Investir na qualificação dos nossos professores e pedagogos é investir diretamente na melhoria da qualidade do ensino e no desenvolvimento das nossas regiões”, finalizou.

Fonte: Assessoria/Foto: Assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Mãe de Oruam chora em vídeo e diz: “Quero que meu filho se entregue”

Márcia Gama, mãe de Oruam, usou as redes sociais...

Nova CNH: como funciona o novo sistema de pontos da prova prática, que não tem falta eliminatória

A publicação do Manual Brasileiro de Exames de Direção...

O que se sabe sobre a prisão de piloto em SP acusado de manter rede de abuso sexual infantil

Um piloto da companhia aérea Latam foi preso na manhã desta...

Tarcísio sanciona lei que autoriza sepultamento de cães e gatos em jazigos da família em SP

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) sancionou nesta terça-feira (10) o...