O Instituto Mamirauá participará ativamente da 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada entre os dias 13 e 19 de julho de 2025, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em Recife (PE). Com o tema “Progresso é Ciência em todos os Territórios”, o evento reunirá pesquisadores, estudantes, gestores públicos e representantes da sociedade civil de todo o país. O Instituto Mamirauá contribuirá com debates, oficinas, exposições, apresentações e celebrações de importantes reconhecimentos científicos.
Diálogo entre ciência, conservação e sociedade
Entre os destaques da programação está a roda de conversa “Pesquisa, Extensão e Conservação na Interface Humano-Fauna Silvestre”, marcada para o dia 14 de julho, das 15h às 16h, na tenda da ExpoT&C. Organizado por Diogo de Lima Franco, Coordenador do Programa de Manejo de Fauna do Instituto Mamirauá, a roda de conversa reunirá especialistas para discutir os desafios e estratégias de atuação em ambientes onde humanos e fauna silvestre coexistem. A atividade contará com a participação de Jozélia Maria de Souza Correia e Rafael Sá Leitão Barboza, ambos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
No dia 15 de julho, das 16h às 18h30, o Diretor Geral do Instituto Mamirauá, João Valsecchi do Amaral, participará da mesa-redonda “Amazônia e Desenvolvimento Socioeconômico”, que abordará as relações entre conservação ambiental e desenvolvimento sustentável na região. O encontro será realizado na Sala dos Conselhos, no Prédio Central da Reitoria da UFRPE, e contará também com a presença do Diretor Geral do Inpa, Henrique Pereira, e Ima Célia Guimarães Vieira do Museu Goeldi/FINEP.
Já no formato virtual, no dia 17 de julho, das 16h às 18h30, a pesquisadora Anamélia de Souza Jesus representará o Instituto Mamirauá na mesa-redonda “Primatas em Coexistência (SBPr)”, promovida pelo canal da SBPC no YouTube, com foco na convivência entre seres humanos e primatas no Brasil.
No dia 18 de julho, das 11h30 às 12h, a pesquisadora Alessandra Pinto da Silva conduzirá a oficina “Plantas Amazônicas: Exposição de Exsicatas e Sementes de Terra-Firme, Várzea e Igapó”, apresentando espécies de plantas típicas da região do Médio Solimões e destacando seus aspectos ecológicos e usos por comunidades tradicionais. A atividade também acontecerá na tenda da ExpoT&C.
Exposição destaca ações e história do Instituto
No espaço da ExpoT&C, o Instituto Mamirauá contará ainda com um estande dedicado à apresentação de suas ações de pesquisa, manejo e extensão na Amazônia. O local contará com uma linha do tempo, em complemento aos 40 anos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), destacando marcos históricos e contribuições para a ciência sobre a região amazônica. Também serão exibidos itens do acervo científico e didático do instituto, como materiais biológicos, recursos educativos, publicações e ferramentas utilizadas em campo por pesquisadores e extensionistas. O espaço tem o objetivo de aproximar o público ao trabalho desenvolvido na região do Médio Solimões, no estado do Amazonas, e valorizar o conhecimento produzido em territórios amazônicos.
Reconhecimento e premiações
A participação do Instituto Mamirauá na SBPC 2025 também será marcada por conquistas importantes. O pesquisador André Zumak receberá o prêmio de 1º lugar no Concurso de Fotografia – Ciência & Arte do CNPq (edição 2024) pela imagem “O contraste da super célula convectiva com o complexo de lagos na Amazônia”. A fotografia retrata um fenômeno meteorológico sobre o Lago de Tefé, destacando o impacto das mudanças climáticas na região.
Além disso, o estudante Tiago de Melo Meza — que foi bolsista de iniciação científica do Instituto Mamirauá, e atualmente é aluno da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), receberá o Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq, na categoria de Ciências Humanas e Sociais. Seu trabalho analisou os desafios enfrentados por comunidades tradicionais na comercialização do pirarucu manejado, evidenciando aspectos econômicos, sociais e ambientais da atividade.
Acesse a programação da 77ª Reunião Anual da SBPC. O evento, que é gratuito e aberto ao público, é uma oportunidade única para conhecer iniciativas que integram ciência, território e sociedade em prol do progresso científico nacional.
Sobre o Instituto Mamirauá
O Instituto Mamirauá é uma unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que atua no desenvolvimento de pesquisas e ações voltadas à conservação da biodiversidade e à melhoria da qualidade de vida das populações amazônicas.
Texto: Bianca Darski
Foto: Miguel Monteiro