México e UE reagem a ameaça de tarifa de Trump com pedidos de negociação

Publicado em

presidente do México, Claudia Sheinbaum, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, reagiram neste sábado (12) às ameaças do presidente americano, Donald Trump, de impor tarifas de 30% sobre os produtos mexicanos e do bloco europeu que chegam aos Estados Unidos a partir do dia 1º com pedidos para negociar novos acordos tarifários com a Casa Branca.

As ameaças são as mais recentes feitas por Trump nesta semana. Na quarta-feira, o Brasil também entrou na nova leva da guerra tarifária de Trump, com anúncio de que os produtos brasileiros serão taxados em 50% a partir da mesma data caso o país não desista de julgar o ex-presidente Jair Bolsonaro por golpe de Estado.

A presidente mexicana disse confiar que se chegará a um acordo com o vizinho, e enfatizou que uma mesa de negociações foi aberta em Washington, na sexta-feira (10), entre autoridades dos dois países.

No encontro, representantes dos Ministérios da Economia e das Relações Exteriores do governo mexicano foram informados sobre as novas tarifas, e reagiram afirmando que o acordo era injusto e que não concordavam com os termos.

Ambos os ministérios explicaram que “o México já está em negociações” para chegar a um acordo sobre “uma alternativa” às tarifas “que proteja empresas e empregos em ambos os lados da fronteira”.

Já a líder europeia criticou a taxação e foi enfática ao dizer que o bloco tomará “todas as medidas necessárias” para resguardar os interesses da UE, mas declarou que o bloco europeu deseja trabalhar em um acordo comercial com Washington.

“Seguimos dispostos a continuar o trabalho para um acordo antes de 1º de agosto. Ao mesmo tempo, tomaremos todas as medidas necessárias para salvaguardar os interesses da UE, incluindo a adoção de contramedidas proporcionais se for necessário”, declarou.

O republicano justificou as tarifas ao país vizinho como uma reposta à crise de fentanil que, segundo ele, tem sido causada em parte por uma suposta falha do México em combater o tráfico de drogas.

“O México ainda não conseguiu parar os cartéis que tentam transformar toda a América do Norte em um playground do narcotráfico”, disse Trump no documento.

Já para o bloco econômico europeu, Trump diz que a ofensiva em taxas busca reduzir o déficit comercial dos Estados Unidos com a União Europeia. “Entenda que os 30% estão muito abaixo do necessário para eliminar a disparidade do déficit comercial com a UE”, escreveu o republicano.

 

 

 

*R7/Foto: European Comission/ Dati Bendo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Lei sobre uso de animais nas escolas surpreende professores no Amazonas

Sem nenhum registro de uso de animais em aulas...

Bortoleto diz que boa fase da Sauber é “motivação extra” para o GP da Bélgica

Dificilmente alguma equipe vai voltar da pausa na temporada...

PF prende um dos chefes de quadrilha que trocava etiqueta de malas em aeroporto de SP e levou brasileiras à prisão na Alemanha por...

A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira (22) um dos chefes da quadrilha...

Lei institui arborização no Amazonas com árvores nativas da Amazônia

A Lei nº 7.675, de 16 de julho de...