O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, divulgou, nesta segunda-feira (14/7), os assuntos discutidos durante o encontro com o enviado especial dos Estados Unidos, Keith Kellogg. Segundo o ucraniano, ambos tiveram uma conversa “produtiva” sobre “o caminho para a paz” na guerra contra a Rússia.
Zelensky afirmou que, durante as negociações, foram discutidos o “fortalecimento da defesa aérea da Ucrânia, a produção conjunta e a aquisição de armas de defesa em colaboração com a Europa”. Veja o encontro:
“E, claro, sanções contra a Rússia e aqueles que a ajudam. Esperamos a liderança dos EUA, pois é evidente que Moscou não se deterá, a menos que suas ambições irracionais sejam contidas pela força”, alegou o presidente ucraniano na rede social X.
Mísseis Patriot
A declaração de Zelensky acontece após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar, nesse domingo (13/7), que enviará sistemas de defesa antiaérea Patriot à Ucrânia, considerados essenciais para Kiev se defender dos ataques russos.
“Sou grato ao presidente Trump pelos importantes sinais de apoio e pelas decisões positivas para ambos os nossos países. Valorizamos profundamente o apoio do povo americano”, completou Zelensky.
Trump irá receber o secretário-geral da Otan, Mark Rutte, na Casa Branca nesta segunda-feira (14/7) e prometeu “anúncios importantes” em relação à Rússia.
Fonte: Metrópoles/Foto: Reprodução/Redes sociais