Exército Brasileiro avança na implantação de campus do IME em Manaus com apoio de universidades e prefeitura

Publicado em

Manaus (AM) – Avançando no desenvolvimento científico regional, mais um passo para a instalação do Campus do Instituto Militar de Engenharia (IME), em Manaus, ocorreu nesta segunda-feira (14), durante reunião entre o Gen Div Galdino, Comandante do IME, o prefeito em exercício de Manaus, Renato Júnior e representantes do Comando Militar da Amazônia (CMA) e de instituições universitárias federais e estaduais (UFAM, UEA, IFAM). O encontro tratou das articulações para implantação do campus provisório e a proposta de implantação do campus Manaus, além do início das atividades do programa de mestrado, previstas para março de 2026.

Na ocasião, o General Galdino destacou que, além da oferta de cursos de mestrado, o plano de trabalho contempla a ampliação das atividades com a implementação de programas de doutorado voltados a militares e especialmente ao público civil. O Instituto Militar de Engenharia é considerado pelo Ministério da Educação uma das melhores instituições de ensino superior do país. Atualmente, o IME oferece formação em dez especialidades de engenharia e coordena o Sistema Defesa-Indústria-Academia de Inovação (SisDIA), parte da instituição responsável por realizar todas essas tratativas em Manaus para continuidade da proposta de implantação do Campus IME Manaus.

Para a implantação do Campus Manaus, tende-se como proposta oferecer uma estrutura de ensino e pesquisa que articula projetos estratégicos em áreas como Inteligência Artificial para monitoramentos Transfronteiriços e Ambientais na Amazônia Legal através de Fontes Multimodais; Tecnologias Quânticas de 2ª fase de rede Hermes Quântica; Biotecnologia em prospecção e produção de novos fármacos a partir da biodiversidade amazônica; e Transição Energética de segurança e transição sustentável para localidades desconectadas do Sistema Interligado Nacional (SIN) na Amazônia integrando energia solar, baterias e hidrogênio verde. Também presente, o Secretário Municipal de Administração Pública reforçou o compromisso da Prefeitura com o apoio logístico e estrutural necessário para o avanço da proposta.

O projeto do campus do IME em Manaus segue um modelo de escola empreendedora, onde os alunos participam diretamente de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). O objetivo é preparar pesquisadores para atuar em setores estratégicos da Defesa Nacional e da indústria de alta tecnologia, incluindo informática, eletrônica, telecomunicações, manutenção de equipamentos, arquitetura e engenharia, e transporte, entre outros.

Segundo dados da Confederação Nacional da Indústria, a área de Defesa é uma das que mais geram empregos qualificados no país, superando outros setores em capacidade de inovação e geração de receitas. A proposta de instalação do campus do IME no coração da Amazônia fortalece esse cenário, conectando an expertise militar ao conhecimento acadêmico e à realidade regional.

Durante o encontro, o vice-prefeito de Manaus ressaltou a importância do projeto para o futuro da cidade. “Trata-se de um investimento intelectual de alto valor, que tem impacto direto na geração de conhecimento, de empregos e de oportunidades. Manaus só tem a ganhar com essa parceria”, pontuou Renato Júnior. Para o Comandante do IME, Gen Galdino, o centro de pesquisa terá vocação para a referência. “A proposta vai muito além da replicação dos cursos do IME. O IPEAM nasce com vocação para ser um centro de excelência em Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia, contribuindo diretamente para o avanço tecnológico e científico da região”, afirmou.

 

*Com informações da Assessoria/Foto: Assessoria 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Fiscalização ambiental resulta em mais de R$ 100 mil em multas no interior do Amazonas

Mais de R$ 100 mil em multas foram aplicados...

Militares são presos por fraudes com uso de ‘cashback’ no AM

Dois militares das Forças Armadas foram presos por envolvimento...

Presidente da Síria diz não ter medo de guerra com Israel

O presidente da Síria, Ahmed al-Sharaa, acusou Israel de tentar desestabilizar o país...

Tailandesa que chantageou monges budistas filmou relações sexuais e extorquiu religiosos em milhões

A tailandesa que foi presa pelo envolvimento em escândalo...