Consignado CLT: portabilidade e refinanciamento têm novas datas. Veja

Publicado em

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) alterou, nessa quinta-feira (21/8), as datas referentes a portabilidade e migração de contratos no âmbito do consignado destinado a empregados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Desde quinta, está liberada a migração de mais de 4 milhões de contratos antigos de crédito consignado — que somam mais de R$ 40 bilhões — para o Crédito do Trabalhador. A expectativa é que a troca de modalidade deve ser concluída até novembro.

Nos primeiros cinco primeiros meses, o programa liberou R$ 30,2 bilhões em empréstimos, com 6,2 milhões de contratos firmados. O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que a migração vai puxar os atuais juros de contratação do consignado CLT para baixo. “Queremos reduzir ainda mais os juros”, destacou.

Entenda o consignado CLT

  • Têm direito ao consignado CLT trabalhadores com carteira assinada, inclusive rurais e domésticos, além dos empregados de microempreendedores individuais, os chamados “MEIs”. A expectativa é que 47 milhões sejam beneficiados.
  • Ao requerer um empréstimo, o trabalhador terá que autorizar o acesso a dados pessoais (nome, CPF, margem do salário disponível para consignação e tempo de empresa), seguindo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
  • As parcelas serão descontadas mês a mês na folha do trabalhador, o que reduz a chance de inadimplência. O desconto ocorre por meio do eSocial, limitando-se à margem de 35% do salário.

Novas datas

O refinanciamento e a portabilidade de contratos ficará disponível a partir desta segunda-feira (25/8), na plataforma do Crédito do Trabalhador. No entanto, essa operação deve ser feita diretamente nos bancos.

Segundo a Dataprev, as operações de portabilidade por meio da Carteira de Trabalho Digital deverão começar em outubro. Assim, os próprios celetistas poderão fazer a troca para outro banco que ofereça juros mais baixos do que os já contratados.

O MTE informou que, a partir de novembro, o trabalhador pode usar como garantia até 10% do saldo no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para operações de crédito consignado.

Sistema do consignado CLT suspenso

Conforme comunicado da Dataprev, o sistem do consignado CLT fcará suspenso temporariamente entre às 22 horas dessa quarta-feira (20/8) e às 6h deste sábado (23/8) para realização de parada técnica de rotina.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) esclareceu que os bancos associados não interromperam a concessão do crédito. “A contratação da operação não está interrompida, sendo que a liberação do crédito ocorrerá após a reabertura dos sistemas”.

Fonte: Metrópoles/Foto: Wey Alves/Metrópoles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Caso Benício: colega de trabalho diz em depoimento que alertou técnica para não aplicar adrenalina na veia

Novos depoimentos colhidos pela Polícia Civil na sexta-feira (5)...

Dino marca para fevereiro de 2026 julgamento do caso Marielle na 1ª Turma do STF

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu...

Bradesco decide acabar com home office para 900 funcionários em 2026

O Bradesco, um dos maiores bancos do país, decidiu encerrar...

Réu por estelionato, Bruno Henrique pode pegar até 5 anos de prisão

Na última quinta-feira (4/12), a 3ª Turma Criminal do...