Gaza: Israel encerra “pausas táticas” e declara região zona de combate

Publicado em

As Forças de Defesa de Israel (IDF) anunciaram, nesta sexta-feira (29/8), que a Cidade de Gaza é “uma zona de combate perigosa” e suspenderam as “pausas táticas”, que permitiam a entrega limitada de alimentos no território palestino.

Na rede social X, o exército informou que continua “apoiando os esforços humanitários”, enquanto mantém as operações militares.

“De acordo com a avaliação situacional e as diretrizes do escalão político, a partir de hoje, às 10h, a pausa tática local na atividade militar não se aplicará à área da Cidade de Gaza, que constitui uma zona de combate perigosa. As IDF continuam apoiando os esforços humanitários enquanto conduzem operações para proteger Israel”, divulgou o exército.

O Ministério da Saúde da Palestina detalhou que, nas últimas 24 horas, foram registradas quatro novas mortes devido à fome e desnutrição, incluindo duas crianças, elevando o total para 317 mortes, das quais 121 eram crianças.

Durante a semana, aviões e tanques bombardearam partes de Gaza. Uma das ofensivas de Israel resultou na morte de cinco jornalistas.

“Pausa Tática”

Em meio a um aumento alarmante de mortes por desnutrição na Faixa de Gaza, o Exército israelense havia anunciado, no mês passado, uma “pausa tática” diária de 10h na atividade militar em três áreas do território, para permitir a distribuição de ajuda humanitária “todos os dias até novo aviso”.

Os militares acrescentaram que “rotas seguras” serão estabelecidas entre as 6h e as 23h para permitir o trânsito de comboios da ONU e organizações humanitárias que distribuem alimentos e medicamentos à população de Gaza. “Esta decisão foi coordenada com a ONU e outras organizações internacionais após discussões sobre o assunto”, acrescentou o comunicado.

Fonte: Metrópoles/Foto: Hani Alshaer/Anadolu via Getty Images

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

PF deflagra operação contra grupo internacional de estupros de mulheres

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (11),...

Verstappen lidera sessão matinal no dia 1 de testes da F1 2026

O primeiro dia de testes da pré-temporada da F1...

Canadá: o que se sabe sobre atiradora que matou 9 pessoas em escola

Uma chacina chocou o Canadá na terça-feira (10/2), quando 10 pessoas morreram...

Banco Master: FGC aprova plano emergencial para cobrir ressarcimentos

O conselho do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) aprovou nessa terça-feira...