Desaceleração na economia explica revisão do PIB para baixo

Publicado em

O governo revisou para baixo as estimativas do Produto Interno Bruto (PIB) para 2025, saindo de 2,5% para 2,3% ao ano. A justificativa é a desaceleração da atividade econômica do país. No segundo trimestre, o PIB do Brasil avançou 0,4% comparado ao primeiro trimestre do ano, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Um dos motivos da desaceleração está relacionado à alta da taxa Selic, responsável por influenciar as demais taxas do país, que hoje está em 15% ao ano. “O ritmo de expansão das concessões de crédito tem se reduzido, junto com o aumento nas taxas de juros bancárias e na inadimplência”, afirma o Boletim Macrofiscal, divulgado na última quinta-feira (11/9) pela Secretária de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda.

A pasta afirma, ainda, que embora a taxa de desemprego siga no menor patamar da série histórica, já é possível perceber a tendência de desaceleração na expansão da massa de rendimentos real, ou seja, diminuição no poder de compra.

“A revisão está relacionada ao resultado abaixo do esperado observado para o PIB do segundo trimestre comparativamente ao projetado em julho, repercutindo canais potentes de transmissão da política monetária ao crédito e atividade”, afirma a pasta, em referência ao custo do crédito, os incentivos ao consumo e investimento, o valor dos ativos, que afeta a riqueza e o consumo e o câmbio, que impacta preços e balança comercial.

O PIB

  • O PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país, estado ou cidade, em um ano.
  • Uma alta significa que a economia está crescendo em um ritmo bom, enquanto um recuo implica encolhimento da produção econômica da nação.
  • A estimativa do Banco Central (BC) para o crescimento do país neste ano é de 2,1%.
  • Para o mercado financeiro, o PIB do Brasil avançará 2,19% em 2025.
  • Em 2024, a economia brasileira cresceu 3,4%, ante crescimento de 3,2% no ano anterior.

Na prática, a alta da taxa de juros impossibilita a concessão ao crédito e aumenta a inadimplência da população junto aos bancos. A ideia do governo, segundo interlocutores, é reduzir as projeções de PIB com a intenção de “pressionar” o Banco Central (BC) a diminuir a taxa Selic, o que já foi descartado pelo presidente do BC, Gabriel Galípolo.

Galípolo já declarou que vê a taxa de juros em patamar mais restritivo por um tempo mais prolongado e afirmou que o BC tem o objetivo de perseguir a meta de inflação. “O BC vai perseguir a meta de inflação. Nosso mandato é esse. Vamos colocar a taxa de juros em um patamar suficiente pelo tempo que for necessário para levar a inflação à meta. Não há qualquer tipo de contemporização”, disse.

A meta de inflação é definida anualmente pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), em 2025 a taxa é de 3%, com um intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

Na próxima quarta-feira, o Conselho de Política Monetária (Copom), responsável por definir a taxa Selic, vai se reunir para debater se mantém o patamar atual. No entanto, o mercado financeiro espera pela manutenção da taxa até o começo de 2026.

“Com a taxa de juros básica em 15% ao ano, já se observou redução na expansão interanual das concessões reais de crédito de cerca de 10,5% no trimestre encerrado em dezembro de 2024 para 2,4% no trimestre encerrado em julho”, diz o Boletim Macrofiscal.

Apesar disso, o governo aponta que existem fatores positivos para a atividade, que podem mitigar a desaceleração mais acentuada. “O pagamento de precatórios a partir de julho e o aumento no ritmo de concessões de crédito consignado ao setor privado nos últimos meses devem ajudar a contrabalancear o impacto do aumento do endividamento das famílias no consumo”, afirma a pasta.

Projeções do PIB de 2025

  • Expectativa do Mercado (Relatório Focus): 2,19%
  • Ipea: 2,4%
  • Confederação Nacional da Indústria (CNI): 2,3%
  • Ministério da Fazenda (Boletim Macrofiscal): 2,3%
  • Banco Central: 2,1%

Fonte: Metrópoles/Foto: Michael Melo/Metrópoles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Bombeiros encontram corpo durante buscas por desaparecidos de naufrágio no Encontro das Águas em Manaus

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) encontrou,...

Paolla Oliveira abre o jogo sobre Diogo Nogueira: “Sou louca por ele”

Paolla Oliveira e Diogo Nogueira estão ensaiando uma reconciliação? Os dois, que anunciaram...

PCdoB: morre Renato Rabelo, que presidiu o partido de 2001 a 2015

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) comunicou que morreu neste domingo,...

Arquivos Epstein: lista ‘final’ de famosos inclui Marilyn Monroe, Elvis e Fidel Castro

A procuradora-geral dos Estados Unidos, Pam Bondi, divulgou uma lista...