Teste da Defesa Civil causa susto entre moradores do AM e viraliza nas redes sociais

Publicado em

Moradores de Manaus, Manacapuru, Novo Airão e Iranduba receberam, neste sábado (20), mensagens de teste do sistema Defesa Civil Alerta às 14h25O Estado havia informado que o envio seria “a partir das 14h” e a Prefeitura de Manaus anunciou 14h10, o que levou alguns usuários a relatarem surpresa com a chegada das mensagens, gerando comentários e repercussão nas redes sociais.

O alerta pegou muitos de surpresa neste sábado, seja durante o almoço ou até para quem aproveitava a tarde para tirar um cochilo. Uma moradora relatou sua reação ao receber a mensagem.

“A gente ficou aterrorizada aqui com a mensagem… na hora do almoço, aí toca o alarme de todo mundo, a gente se olhou e ficou: o que aconteceu? Aí a gente foi ler que era um alerta da Defesa Civil, agora pra que, né?”, disse a designer Rebecca Mota.

O sistema, desenvolvido pela Anatel em parceria com o Ministério das Comunicações, envia mensagens de texto e sinais sonoros para alertar sobre riscos de desastres naturais, como alagamentos, enchentes, vendavais e deslizamentos.

O serviço é gratuito, não exige cadastro e funciona mesmo com o celular no modo silencioso, dependendo da cobertura móvel e da compatibilidade com redes 4G e 5G.

O teste faz parte da preparação para a implantação do sistema em Manaus, em parceria com o governo federal, abrangendo 28 cidades de sete estados.

Os alertas são enviados pelas defesas civis estaduais após comando do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, que estava no Amapá.

Além do Defesa Civil Alerta, outros canais de comunicação de risco continuam em operação, como SMS, TV por assinatura, WhatsApp, Telegram e Google Public Alerts.

*g1/Am/Foto: Rede Amazônica

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

‘Estou arrependido’, diz síndico que matou corretora mineira em GO

O síndico suspeito de matar a corretora mineira Daiane...

Master: BC não identificou Pix, TED nem boletos da Tirreno referentes a operações de crédito

O Banco Central não identificou movimentação financeira da Tirreno...

Moraes nega pedido de suspeição de Toffoli em caso Eike Batista

O ministro Alexandre de Moraes, presidente em exercício do...

Jogo de investigação criminal vira febre e rende R$ 100 mil por mês a casal

Você já se pegou tentando adivinhar quem é o...