Ministros Sabino e Fufuca desafiam partidos e seguem no governo Lula

Publicado em

Ao anunciarem a permanência no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os ministros do Turismo, Celso Sabino (União Brasil), e do Esporte, André Fufuca (Progressistas), desafiam os próprio partidos.

Sabino enfrentou a reação da sigla assim que anunciou seguir no governo, nesta quarta-feira (8/10). “Fico. Tenho a confiança do presidente Lula e pretendo continuar os trabalhos que venho desenvolvendo no Ministério do Turismo, com apoio de boa parte da bancada”, declarou o ministro em meio à pressão do União Brasil pelo desembarque da legenda.

Em seguida, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, também do União Brasil, deu declaração criticando o ministro: “Como ele quer ficar no governo, em um partido que faz oposição ferrenha, e manter as regalias? Ele não pode fazer do seu projeto pessoal algo acima das regras partidárias”.

Caiado completou: “A Executiva do partido já deliberou sobre o assunto. Foi dado um prazo a ele e, assim, foram encaminhados os itens: intervenção no território, suspensão das atividades partidárias e, depois, a expulsão”.

O União Brasil anunciou, em 2 de setembro, o desembarque do governo, juntamente com o Partido Progressista (PP), de André Fufuca. Desde então, tanto Sabino quanto Fufuca tentavam ganhar tempo para decidir se deixariam Lula ou se contrariariam seus partidos, arriscando uma expulsão.

O partido de Sabino chegou a fazer reunião decisiva nesta semana para definir o destino do ministro, mas ainda não anunciou nenhum tipo de expulsão formal do União Brasil.

PP afasta Fufuca

Já o PP soltou nota nesta quarta sobre as providências tomadas contra o ministro do Esporte. “O Progressistas comunica que, diante da decisão de desobedecer a orientação da Executiva Nacional do partido e permanecer no Ministério do Esporte, o ministro André Fufuca fica, a partir de agora, afastado de todas as decisões partidárias, bem como da vice-presidência nacional do partido”, informou.

Segundo a sigla, a “Direção Nacional do Progressistas realizará, ainda, intervenção no diretório do Maranhão, retirando o ministro do comando da legenda no estado”.

Fonte: Metrópoles/Foto: Montagem sobre fotos de Vinicius Schimidt e Kebec Nogueira/Metrópoles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Multa contra rede X coloca UE e EUA em nova rota de colisão

A Comissão Europeia multou na sexta-feira (05/12) a rede social...

Caso Benício: ‘Estávamos muito ansiosos para esse momento’, diz mãe ao relembrar que filho celebraria formatura do ABC

Os pais de Benício Xavier, de 6 anos, em Manaus, publicaram nas...

Messi supera Müller e leva Inter Miami a título inédito da MLS

O Inter Miami conquistou neste sábado (6) o primeiro título da MLS de...

Flávio Bolsonaro define anistia como prioridade após ser escolhido para disputar Presidência

Escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como pré-candidato à Presidência...