O estudante Vicente Mateus da Costa Nogueira, de 20 anos, morreu, e outro identificado como Gabriel Expedito Reis dos Santos, de 18 anos, desapareceu em uma praia do município de Novo Aripuanã (a 227 quilômetros de Manaus), neste domingo (12). Um adolescente, Andrey Trindade, de 16 anos, sobreviveu a um fenômeno provocado por balsas do garimpo ilegal nos rios da Amazônia.
De acordo com informações de testemunhas, os três estavam no local em uma área de garimpo, quando acabaram caindo em um “arroto”. Entenda: as balsas ou dragas utilizadas pelo garimpo ilegal são estruturas com uma ponta chamada de “abacaxi” e uma tubulação conectadas a uma motobomba acoplada em um motor a diesel. A ponta perfura o leito do rio revirando os sedimentos, enquanto a motobomba suga a água e a despeja novamente no rio – procedimento conhecido como “arroto”.
Equipes de resgate do Corpo de Bombeiros foram acionadas e atuaram nas buscas pelos jovens. Vicente Mateus foi encontrado já sem vida, enquanto Andrey Trindade foi resgatado com vida e levado para o hospital do município. As buscas por Gabriel Expedito continuam nesta segunda-feira (13).
O prefeito de Novo Aripuanã, Raymundo Lopes (União Brasil), conhecido como Raiz, lamentou o ocorrido.
“Recebo com profunda tristeza a notícia do falecimento precoce do jovem Vicente Mateus da Costa Nogueira e do desaparecimento de Gabriel Expedito Reis dos Santos, que continua sendo procurado pelas equipes de resgate. Que a fé nos sustente e traga esperança e consolo a todos que enfrentam este momento tão difícil”, disse.
Ele informou, por meio de nota nas redes sociais, que várias frentes da administração municipal estão mobilizadas para prestar apoio às famílias e auxiliar nas buscas, que precisaram ser suspensas ao anoitecer de domingo, sendo retomadas nas primeiras horas desta segunda-feira.
“Desde o primeiro momento, as equipes do GCIP (Grupamento Integrado de Combate a Incêndio e Proteção Civil), Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Segurança Pública e da Coordenadoria de Defesa Civil Local estão atuando com total empenho para auxiliar nas buscas e prestar o suporte necessário às famílias envolvidas”, destacou.
Fonte: Amazonas Atual/Foto: Rede social/reprodução


