Frente fria avança pelo país e provoca muita chuva; confira o clima

Publicado em

Uma frente fria avança pelo país e deve marcar a terça-feira (14/10) com mudanças significativas nas condições do clima em grande parte do país. De acordo com a Climatempo, no Sudeste, a frente fria associada à chegada de uma nova massa de ar polar ao Sul deve provocar queda de temperatura, aumento de nuvens e pancadas de chuva em várias áreas do mapa.

Enquanto o Sul amanhece sob ar mais frio e seco, o Sudeste e parte do Centro-Oeste enfrentam instabilidades e risco de temporais.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de chuvas fortes, na escala de “perigo potencial” e “perigo” para 15 estados. São eles: AC, AM, BA, DF, ES, GO, MT, MS, MG, PA, PR, RJ, RO, SP e TO.

Conforme a previsão, o ar polar avança sobre o Sul do país e mantém o tempo estável e com predomínio de sol. No Rio Grande do Sul, o dia será de céu claro e com pouca variação de nuvens, com mínimas baixas e sensação de frio nas áreas serranas.

Em Santa Catarina e no Paraná, o amanhecer também será frio, mas o tempo deve ficar mais nublado no litoral, com possibilidade de chuva fraca e passageira. À tarde, o sol volta a aparecer e as temperaturas sobem de forma gradual, embora o frio ainda predomine no início e no fim do dia.

Já no Sudeste, a frente fria avança com instabilidade e pancadas de chuva de moderada a forte intensidade. Em São Paulo, há risco de temporais isolados, especialmente no Vale do Paraíba, litoral norte e interior do estado. O tempo também fica instável no centro-sul e oeste paulista.

No Rio de Janeiro e em Minas Gerais, as instabilidades ganham força no centro-sul e na Zona da Mata, com trovoadas e ventos moderados. No norte mineiro e no interior paulista, o sol ainda aparece entre nuvens.

No Espírito Santo, por sua vez, a chuva se concentra no litoral sul, podendo vir acompanhada de rajadas de vento e trovoadas localizadas.

No Centro-Oeste, o calor predomina, mas o tempo segue instável em algumas áreas. Em Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal, há possibilidade de pancadas de chuva à tarde, localmente fortes e acompanhadas de raios.

Já em Mato Grosso do Sul, o tempo fica mais aberto, principalmente na metade sul, mas o norte e nordeste do estado ainda podem registrar chuvas rápidas e isoladas.

Frente fria

Segundo o Inmet, há uma tendência do retorno da chuva na área central do país por conta da incursão da frente fria, que está no oceano e aumenta a umidade em vários níveis. Apesar disso, as temperaturas ainda são elevadas, o que favorece as pancadas de chuva, especialmente durante a parte da tarde.

A faixa leste do Nordeste terá chuvas passageiras ao longo do litoral, especialmente entre Rio Grande do Norte e Bahia. No interior, o sol predomina e o ar seco chama atenção: índices de umidade podem cair abaixo dos 15% em áreas do Piauí, Ceará, Pernambuco e Bahia, deixando a região em alerta para o tempo seco. Há possibilidade de chuvas isoladas no oeste baiano e no sudoeste do Maranhão.

A Região Norte segue sob condições de instabilidade, com chuvas frequentes e possibilidade de temporais em Amazonas, Acre, Rondônia, Pará, Roraima e Tocantins. O Amapá, por outro lado, deve ter tempo firme, com predomínio de sol e calor.
Fonte: Metrópoles/Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Conta de luz deve fechar ano com aumento de 7%, aponta Aneel

A última edição do InfoTarifa em 2025, divulgado pela Aneel (Agência...

PM suspeito de lavagem de dinheiro é exonerado da Casa Militar após ser preso com R$ 2,5 milhões em Manaus

O cabo da Polícia Militar preso com R$ 2,5 milhões...

Caso Benício: colega de trabalho diz em depoimento que alertou técnica para não aplicar adrenalina na veia

Novos depoimentos colhidos pela Polícia Civil na sexta-feira (5)...

Dino marca para fevereiro de 2026 julgamento do caso Marielle na 1ª Turma do STF

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu...