Morre Assusete Magalhães, ministra aposentada do STJ, aos 76 anos

Publicado em

​A ministra aposentada do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Assusete Dumont Reis Magalhães morreu, aos 76 anos, em São Paulo. Segundo o Supremo Tribunal Federal (STF), ela estava na capital paulista para realizar um tratamento de saúde, mas a causa da morte não foi divulgada. O velório será realizado na sede do STJ, em Brasília, em data e horário ainda não definidos.

Ela deixa marido, três filhos e quatro netos.

A Ordem dos Advogados do Brasil declarou luto pela morte da ministra e o presidente da instituição, Beto Simonetti, publicou nota de pesar: “A ministra Assusete Magalhães construiu uma trajetória de integridade, dedicação e compromisso com os valores democráticos. A advocacia se despede hoje de uma jurista admirável, que honrou a magistratura, a advocacia e a causa da justiça. À querida conselheira federal Ana Carolina Magalhães e a toda a família, estendemos nossa mais profunda solidariedade neste momento de dor”.

Nascida no município de Serro, em Minas Gerais, Assusete é considerada uma pioneira no Poder Judiciário. Trabalhou no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) e no STJ por 11 anos, com atuação na capital federal, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. Desde cedo enfrentou diversos desafios, a começar pela resistência familiar para fazer o curso de direito na Universidade Federal de Minas Gerais, em 1973.

Chegou a ser a primeira mulher a dirigir a Ouvidoria da Corte e, desde 2023, era presidente da Comissão Gestora de Precedentes e de Ações Coletivas (Cogepac).

Durante sua longa trajetória, ainda foi presidente da 2ª Turma do TRF-1ª Região, diretora da Escola da Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf) e corregedora-Geral da Justiça Federal de Primeiro Grau da Primeira Região. Antes de ser servidora, exerceu a advocacia, foi assessora jurídica na Delegacia Regional do Trabalho de Minas Gerais.

Entre os prêmios que recebeu, em 2002 conquistou o diploma e troféu “Berta Lutz”, conferido pelo Clube Soroptimist Internacional Brasília Alvorada, na área Direitos Humanos/Status da Mulher.

 

 

*Metrópoles/Foto: Lucas Pricken/STJ

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Bombeiros encontram corpo durante buscas por desaparecidos de naufrágio no Encontro das Águas em Manaus

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) encontrou,...

Paolla Oliveira abre o jogo sobre Diogo Nogueira: “Sou louca por ele”

Paolla Oliveira e Diogo Nogueira estão ensaiando uma reconciliação? Os dois, que anunciaram...

PCdoB: morre Renato Rabelo, que presidiu o partido de 2001 a 2015

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) comunicou que morreu neste domingo,...

Arquivos Epstein: lista ‘final’ de famosos inclui Marilyn Monroe, Elvis e Fidel Castro

A procuradora-geral dos Estados Unidos, Pam Bondi, divulgou uma lista...