Bortoleto se alegra com reconhecimento no paddock da F1: “Sei o trabalho que estou fazendo”

Publicado em

Gabriel Bortoleto teve uma temporada modesta em relação à classificação final, com apenas 19 pontos e o 19º lugar geral. Entretanto, o desempenho do piloto com a Sauber foi amplamente elogiado pela equipe suíça e pelos competidores, que consideram que o brasileiro fez um bom trabalho a bordo de um carro limitado.

Em entrevista ao site oficial da Fórmula 1, o piloto de 21 anos disse ficar contente com o reconhecimento no paddock e avaliou que, às vezes, o bom trabalho na temporada não fica evidente devido às limitações do carro.

– É ótimo ter o reconhecimento das pessoas no paddock, das pessoas da equipe, dos fãs, porque no fim das contas, sei o trabalho que eu estou fazendo. Às vezes, você está limitado por aquilo que está pilotando, e às vezes você faz um trabalho muito bom que não está sendo mostrado. A coisa mais importante é que a equipe sabe o que eu estou fazendo, todo o esforço que estou colocando e o trabalho duro também – afirmou.

Estreante na Fórmula 1 em 2025, Bortoleto teve dificuldades nas primeiras corridas do ano e não conseguiu pontuar. A melhora só aconteceu a partir do GP da Espanha, o nono da temporada, quando a Sauber introduziu um pacote de atualizações no carro, com direito a um assoalho modificado.

A partir daí, o novato emplacou uma boa sequência de resultados e teve como melhor posição o sexto lugar, conquistado no GP da Hungria. Embora tenha perdido ritmo na parte final do campeonato, Bortoleto acredita que teve desempenhos “incríveis” durante a melhor fase da Sauber e que, mesmo depois disso, a escuderia seguiu sendo competitiva.

– Acho que eu consegui muita coisa nesse ano. É um carro que no começo do ano estava completamente descartado, com certeza não era um carro para marcar pontos – iniciou Bortoleto, acrescentando:

– Na primeira corrida do ano, muita gente estava batendo e eu era um novato, então não usei todas as oportunidades que eu tive naquela corrida. Mas sabíamos que nosso ritmo real não era para marcarmos pontos até Barcelona. A partir daí, tivemos uma fase muito forte na fase de verão (europeu), onde conseguimos pontos muito bons para a equipe.

– Então paramos de desenvolver o carro para focar no próximo ano. Algumas equipes seguiram (desenvolvendo), então talvez tenhamos caído um pouquinho, mas seguimos na luta por pontos em todos os finais de semana – completou.

O piloto brasileiro também falou sobre a experiência de correr em casa pela primeira vez na Fórmula 1. É verdade que o GP de São Paulo passou longe de ser agradável para Bortoleto: ele bateu a 339 km/h na corrida sprint, sequer conseguiu participar da classificação e abandonou a corrida principal na primeira volta, após colisão com Lance Stroll.

Mas nem a frustração com o fim de semana tirou de Bortoleto o sentimento positivo pelo carinho que recebeu do público. O piloto da Sauber disse ter realizado um sonho em Interlagos e considera a corrida como uma experiência única.

– Eu amo o amor dos torcedores, eles apoiam muito. O Grande Prêmio do Brasil não foi muito fácil para mim, mas ao mesmo tempo, provavelmente foi a experiência mais incrível que eu já tive na vida. Ouvir a torcida gritando meu nome, um dia eu fui a criança ali gritando por alguém. É um sonho se tornando realidade ter todos esses brasileiros me apoiando. Nós somos muitos, é incrível.

Depois de concluir a temporada de estreia na Fórmula 1, Bortoleto segue formando dupla de equipe com Hulkenberg, mas agora na Audi – a escuderia alemã comprou o time suíço e estreia em 2026. O novo desafio anima o brasileiro.

– Estou empolgado para iniciar esse novo projeto. Estar totalmente focado no projeto para o próximo ano vai ser incrível, poder ser capaz de liderar isso e focar vai ser incrível – concluiu.

Fonte: Globo Esporte/Foto: James Sutton/LAT Images

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Estado de São Paulo bate recorde histórico de feminicídios em 2025

O estado de São Paulo bateu recorde no registro de feminicídios...

‘Estou arrependido’, diz síndico que matou corretora mineira em GO

O síndico suspeito de matar a corretora mineira Daiane...

Master: BC não identificou Pix, TED nem boletos da Tirreno referentes a operações de crédito

O Banco Central não identificou movimentação financeira da Tirreno...

Moraes nega pedido de suspeição de Toffoli em caso Eike Batista

O ministro Alexandre de Moraes, presidente em exercício do...