Clima: temporais atingem quase todo o país nesta 5ª; veja a previsão

Publicado em

Chuvas fortes com risco de temporais e temperaturas elevadas é a previsão do tempo para esta quinta-feira (15/1), em quase todo o país. De acordo com a Climatempo, a principal condição que favorece a ocorrência de pancadas de chuva é a combinação entre calor, umidade e sistemas atmosféricos.

Em alguns estados, a chuva ocorre de forma mais fraca e irregular, enquanto em outros os volumes podem ser elevados, acompanhados de rajadas de vento. Áreas das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte estão sob do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para chuvas intensas e tempestades.

A umidade relativa do ar segue em atenção em pontos do interior do Nordeste, Centro-Oeste e Norte. Em todo o país, as temperaturas permanecem elevadas.

Veja aprevisão do tempo por região:

Região Sul

No Paraná e em Santa Catarina, há chance de chuva na faixa litorânea e no norte paranaense já no final da manhã. Ao longo do dia, as pancadas aumentam e podem ocorrer de forma mais forte, com risco de temporais, devido à atuação de um cavado em níveis médios da atmosfera e à presença de calor e umidade. As temperaturas seguem elevadas, mas em áreas mais ao leste e nordeste do Paraná ficam mais agradáveis.

No Rio Grande do Sul, o tempo permanece mais firme durante o dia na maior parte do estado. Entre o fim da noite e a madrugada desta sexta-feira (16/1), a aproximação de uma frente fria aumenta as instabilidades. No litoral sul, a chuva ocorre de forma mais fraca, enquanto áreas da Serra podem registrar pancadas mais intensas. Na capital gaúcha, a máxima pode chegar a 36°C.

Região Sudeste

No início do dia, a chuva ocorre de maneira mais fraca no norte, nordeste e litoral sul de São Paulo, no Triângulo Mineiro, sul e leste de Minas Gerais e no Espírito Santo. Entre o fim da manhã e o início da tarde, as pancadas se intensificam em São Paulo, grande parte do Rio de Janeiro e metade sul de Minas Gerais.

Há risco de temporais e situação de perigo para volumes elevados de chuva no leste e nordeste paulista, sul de Minas e Rio de Janeiro. As temperaturas seguem altas, apesar de leve queda em áreas do litoral, interior e leste paulista e no sul mineiro.

Rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h no norte de Minas, litoral fluminense e sul capixaba, podendo chegar a 70 km/h na Região dos Lagos. A umidade relativa do ar entra em atenção no norte de Minas, com índices abaixo de 30%.

Região Centro-Oeste

Há chance de pancadas isoladas em áreas de Mato Grosso e no sudeste de Goiás, podendo ser mais fortes. Pela manhã, o tempo fica mais firme no restante da região. Ao longo do dia, as instabilidades aumentam e a chuva ocorre de moderada a forte intensidade em boa parte de Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul.

O risco de temporais é maior no noroeste de Mato Grosso e no sudeste goiano. No sudoeste mato-grossense, a chuva é mais fraca, enquanto no oeste de Mato Grosso do Sul e norte de Goiás o tempo segue mais firme e quente. A umidade relativa do ar entra em atenção no extremo nordeste de Goiás, com rajadas de vento entre 40 e 50 km/h.

Região Nordeste

Há chance de chuva fraca na faixa leste litorânea, além do Ceará e do Maranhão. Ao longo do dia, as instabilidades persistem no litoral desde o Rio Grande do Norte até o sul da Bahia e aumentam no Maranhão, Ceará, norte do Piauí, oeste da Paraíba e do Rio Grande do Norte, com chuva de moderada a forte intensidade.

Nas demais áreas, o tempo segue estável e quente. Rajadas de vento entre 40 e 50 km/h atingem grande parte da região, e a umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 30% em áreas da Bahia, sul do Piauí, Maranhão e oeste de Pernambuco.

Região Norte

Desde as primeiras horas do dia, há previsão de chuva mais forte no Amazonas, metade sul de Roraima, Acre e áreas do Pará. Ao longo do dia, as instabilidades se intensificam e avançam. Em Rondônia e no norte e oeste do Tocantins, a chuva ocorre de moderada a forte intensidade.

Há risco de temporais no oeste da Região Norte, além do leste do Amazonas e oeste do Pará. No Amapá, o tempo segue instável por influência da Zona de Convergência Intertropical, com risco de temporais no norte do estado. Rajadas de vento entre 40 e 50 km/h atingem o nordeste do Pará, e a umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 30% no oeste do Tocantins.

Fonte: Metrópoles/Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Motta diz que Câmara deve votar fim da escala 6×1 em maio

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), informou,...

Receita quer discutir tributação sobre investimento em ativos virtuais

A Receita Federal pretende propor a cobrança de Imposto sobre Operações...

Família morre soterrada após deslizamento de terra atingir casa em MG

Quatro pessoas da mesma família morreram soterradas após um...

STJ afasta ministro Marco Buzzi, acusado de assédio sexual

O pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) afastou...