Federer elogia João Fonseca antes do Australian Open: “O céu é o limite”

Publicado em

Roger Federer afirmou que o “céu é o limite” para João Fonseca em sua segunda temporada completa no circuito profissional de tênis. Em coletiva em Melbourne, antes do Australian Open, o dono de 20 Grand Slams respondeu a uma pergunta sobre a joia brasileira. Elogiou os golpes e a personalidade do carioca de 19 anos e destacou que o novato irá desenvolver ainda mais suas jogadas. João Fonseca treinou, nesta madrugada, com Cruz Hewitt – filho do ex-número 1 do mundo Lleyton Hewitt, um dos principais adversários de Gustavo Kuerten nos anos 2000. Ele também conheceu seu adversário de estreia no Australian Open – ele vai enfrentar o americano Elito Spizzirri em data a ser confirmada.

Federer reforçou a qualidade dos golpes de João:

– Eu acho que o que o separa de outros caras da chave é a potência dele: forehand, backhand, saque e apenas o que ele é capaz de trazer no ponto a ponto. Ele é empolgante, tem uma boa aura. Sinto que ele tem uma personalidade muito fácil de gostar também. Eu gosto de vê-lo jogar, para ser honesto. Eu o conheci brevemente na Laver Cup, eu lhe assisti pelo fundo e pela lateral da quadra e foi impressionante de ver – afirmou o suíço, que é um dos organizadores da Laver Cup, torneio amistoso que reúne os principais nomes do tênis sempre no segundo semestre.

A lenda do tênis ainda disse que, naturalmente, João vai se desenvolver como um jogador mais completo.

– Obviamente só acho que ele é um pouco mais como eu no sentido de que ele precisa de um pouco mais de tempo para trabalhar o seu jogo. Semelhante ao Sinner também para saber quando descarregar e quando segurar seus golpes. Uma vez que ele descubra, e ele vai descobrir isso obviamente, o céu é o limite.

João Fonseca é o 28º dos 32 cabeças de chave do Australian Open – primeira vez em que será um dos pré-classificados num Grand Slam. Com isso, ele enfrenta nas primeiras rodadas um adversário de ranking inferior. João, nesta semana, está em 30º lugar na lista da ATP. O sorteio da chave pôs o italiano Jannik Sinner – dois do mundo e atual bicampeão em Melbourne – como possível rival na terceira rodada.

– Vou jogar com um pouco mais de pressão. Vai ser divertido e uma experiência nova, mas estou bem e confiante, então vamos dar tudo e fazer o nosso melhor – disse João ao jornal “Observer”. – Comecei o ano (2025) em 140º no ranking mundial e terminei entre os 25 melhores, conquistando dois títulos importantes, um no saibro e outro em quadra coberta. Foi incrível para mim, com muitas vitórias, e tive algumas semanas fantásticas. Estou muito feliz com meu jogo e meu nível. Espero conseguir manter esse ritmo.

Ele ainda frisou que esta temporada será a sua primeira defendendo pontos regularmente no circuito – 2025 foi o primeiro ano completo dele no circuito.

– É muito diferente. Agora estou entre os melhores do mundo e a maioria dos jogadores me conhece. Nunca na minha carreira tive um ano em que precisei defender pontos. Eu sempre estive progredindo e jogando contra adversários de ranking superior. Eu sempre fui o azarão, o mais jovem, com alguma experiência, e jogando o meu melhor.

O brasileiro jamais enfrentou o americano Eliot Spizzirri – adversário da estreia na Austrália – em chaves principais. Duelaram uma vez, no qualifying para o US Open 2024, e o americano – atual número 89 do mundo- venceu em três sets. Antes do Australian Open, o brasileiro disputaria dois torneios: Brisbane e Adelaide. Com dores na lombar, ele desistiu. Nesta semana, treinou ainda em Adelaide e seguiu para Melbourne nesta quarta-feira.

Fonte: Globo Esporte/Foto: REUTERS/Edgar Su

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

‘Estou arrependido’, diz síndico que matou corretora mineira em GO

O síndico suspeito de matar a corretora mineira Daiane...

Master: BC não identificou Pix, TED nem boletos da Tirreno referentes a operações de crédito

O Banco Central não identificou movimentação financeira da Tirreno...

Moraes nega pedido de suspeição de Toffoli em caso Eike Batista

O ministro Alexandre de Moraes, presidente em exercício do...

Jogo de investigação criminal vira febre e rende R$ 100 mil por mês a casal

Você já se pegou tentando adivinhar quem é o...