O União Brasil publicou uma carta destinada ao governador de Goiás, Ronaldo Caiado, após o político anunciar a saída do partido para se filiar ao PSD, na noite dessa terça-feira (27/1). Na mensagem, o presidente da legenda, Antônio de Rueda, reage à decisão com respeito e diz reconhecer a trajetória profissional de Caiado.
“O União Brasil registra com respeito a decisão do governador Ronaldo Caiado de seguir um novo caminho partidário. Caiado construiu uma trajetória pública reconhecida, marcada pela firmeza de posições, pela defesa da responsabilidade fiscal e por uma atuação relevante em agendas estratégicas, como a segurança pública e o fortalecimento do agronegócio em Goiás”, informou o partido, em conjunto com Rueda.
Caiado deixou o União para filiar-se ao Partido Social Democrático (PSD), com o propósito de “construir um projeto de verdadeira mudança para um novo Brasil”, e mencionou sua gratidão pelo acolhimento do União.
A saída se dá após um desgaste entre o governador de Goiás e os políticos associados ao partido, devido à pré-candidatura de Caiado à Presidência da República.
O chefe do Executivo goiano para consolidar seu nome na disputa ao Planalto, diante da oposição do Progressistas (PP), federado ao União Brasil, aos planos do governador.
Apesar da troca de partido, o União se despediu com gratidão. Mencionou que Caiado contribuiu com o avanço da política brasileira, desejou sucesso na nova fase, enfatizou que a política é “feita de ciclos” e que a missão do partido segue em unir o país com “compromisso”.
“A política é feita de ciclos, escolhas e convergências. Desejamos ao governador sucesso nessa nova etapa, com votos de boa sorte nos desafios que se apresentam. O União Brasil segue dedicado ao projeto de unir o país, com compromisso com a governabilidade, responsabilidade institucional e atenção permanente às demandas da sociedade brasileira”, destacou a legenda.
No PSD, Caiado se alia aos governadores do Paraná, Ratinho Jr., e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que também são cotados para disputar o Planalto.
Durante o vídeo em que anunciou a filiação ao PSD, Caiado salientou: “O que sair daqui candidato terá o apoio dos demais”. Agora, o PSD conta com três pré-candidatos à Presidência este ano.
*Metrópoles/Foto: Reprodução Câmara dos Deputados


