A Polícia Civil prendeu nessa sexta-feira (30/1) em Campo Limpo Paulista, no interior de São Paulo, um homem acusado de perseguir e ameaçar a atriz Daniele Suzuki (foto em destaque, à direita), de 48 anos, há ao menos uma década.
Danni registrou o primeiro boletim de ocorrência contra Danilo da Silva Macedo (foto em destaque, à esquerda), 37, em 2016. As intimidações, no entanto, teriam começado em 2009.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), ele se apresentou espontaneamente, acompanhado de advogado, para cumprimento de mandado de prisão preventiva, expedido há dois meses pela Justiça.
Ameaça de morte
O homem, que foi indiciado por perseguição (stalking), já agrediu verbalmente a atriz e apresentadora, e inclusive a ameaçou de morte.
Com habilidade de informática, ele atuava como um hacker e fazia ameaças virtuais à vítima. Danilo era alvo de uma medida protetiva expedida pela Justiça em favor de Danni, o que não encerrou a perseguição.
O acusado, que já tem passagens criminais por ameaça, passou por audiência de custódia neste sábado (31/1) e permaneceu preso. Ele será encaminhado ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Jundiaí, também no interior paulista.
Stalker tem problemas psiquiátricos, diz defesa
Danilo sofreu um acidente em 2012 e perdeu uma perna. A partir desse momento, Danni teria o ajudado, disse o advogado Adriano Cavalheiro, que representa o acusado desde o momento da prisão.
“Pelo que ele fala, ela ajudava ele. Então eu creio que, até pelo depoimento dela, ela tentou ajudá-lo, mas talvez a imaginação dele levou para um outro lado”, afirmou Cavalheiro.
Com a amputação, o homem passou a usar cadeira de rodas e tomar fortes medicamentos, que teriam o levado à dependência química.
“É uma pessoa que precisa de tratamento. Ele já passou por tratamentos psiquiátricos, psicológicos, já passou por duas clínicas”, informou a defesa.
Após ser alvo de busca e apreensão, Danilo foi internado em uma clínica pela família, em 31 de outubro do ano passado. Ele estava na unidade quando foi preso nessa sexta-feira.
A defesa vai pedir um exame psiquiátrico para o acusado e a internação em clínica para tratamento.
Ameaçou familiares, amigos e colegas de atriz
Em nota ao Metrópoles a assessoria da atriz compartilhou o posicionamento dela sobre o caso. Leia na íntegra:
Depois de postergar a abertura de um boletim de ocorrência por acreditar que, embora eu não a conheça, a pessoa envolvida pudesse estar atravessando um momento grave, possivelmente com dificuldades relacionadas à percepção da realidade, o passar do tempo tornou inevitável buscar ajuda.
O que começou como uma postura de admiração pela minha trajetória profissional e pessoal evoluiu para mensagens com ameaças, inclusive de morte, inicialmente direcionadas a mim e, posteriormente, a familiares, amigos e até parceiros de trabalho.
A escalada de violência, mesmo sem qualquer resposta da minha parte, e a persistência desse comportamento evidenciaram a gravidade da situação, e entendi que precisava agir não apenas pela minha segurança, mas principalmente pela das pessoas que amo.
No momento, o caso segue sob responsabilidade das autoridades competentes. É tudo que direi por agora. Agradeço profundamente a preocupação de todos.
*Metrópoles/Foto: Reprodução Instagram/Reprodução SBT


