Amazonas terá 25 novas escolas indígenas construídas com recursos do Novo PAC

Publicado em

O Amazonas está entre os estados contemplados pelo Novo PAC (Novo Programa de Aceleração do Crescimento) para a construção de escolas indígenas em todo o país. O estado receberá 25 novas unidades escolares entre as 117 escolas indígenas autorizadas pelo governo federal em 17 estados.

Os estabelecimentos constam na Resolução nº 12/2026 que estabelecem os setores de educação, ciência e tecnologia do Novo PAC para ampliar e qualificar a infraestrutura da educação escolar indígena. O ensino inclui abordagens culturais, territoriais e sociais das comunidades atendidas.

Segundo o governo federal, os projetos das escolas foram desenvolvidos para atender às realidades locais levando em consideração fatores como logística de transporte, condições climáticas, custos regionais e o modo de vida das diferentes etnias. No Amazonas, onde muitas comunidades indígenas estão localizadas em áreas de difícil acesso, a adaptação da estrutura escolar é considerada essencial para garantir o funcionamento das unidades.

Os colégios fazem parte da Política Nacional de Educação Escolar Indígena, instituída em 2025, e que busca fortalecer a educação intercultural e assegurar o direito dos povos indígenas a uma educação alinhada às suas tradições e línguas. A iniciativa também atende a uma demanda histórica por escolas adequadas dentro dos próprios territórios indígenas, substituindo estruturas improvisadas utilizadas em algumas localidades.

De acordo com o cronograma federal, a execução das obras ocorre em parceria entre a União e os governos estaduais. A definição das unidades levou em conta critérios técnicos, territoriais e populacionais, além da organização dos Territórios Etnoeducacionais, modelo que respeita a lógica sociocultural dos povos indígenas e não apenas os limites administrativos dos estados.

As propostas foram formalizadas pelos estados por meio do sistema TransfereGov, com análise técnica do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e operacionalização pela Caixa Econômica Federal.

Além do Amazonas, outros estados da Região Norte também foram contemplados, como Roraima, que receberá 22 escolas, e o Amapá, com 17 unidades. No total, os investimentos alcançam ainda estados das regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

O Novo PAC também prevê investimentos em outros níveis de ensino, com a construção de novos campi de institutos federais e a ampliação da infraestrutura de universidades federais. Segundo o Governo Federal, as ações têm como foco reduzir desigualdades regionais, ampliar o acesso à educação pública e fortalecer a permanência estudantil em todo o país.

Fonte: Amazonas Atual/Foto: Semed/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Gandula é expulso após agredir jogador durante Corinthians x Palmeiras

O clássico Corinthians x Palmeiras, disputado na Neo Química Arena neste domingo (8/2), pelo Campeonato...

Mara Maravilha terá de passar por duas cirurgias após internação

Após ser hospitalizada e ter passado pela UTI (Unidade...

Provocação, agressão e morte: a cronologia da tragédia que vitimou Rodrigo Castanheira

O que, inicialmente, parecia uma briga entre jovens, ganhou contornos...

Defesa dá show, Seahawks vencem Patriots e conquistam o Super Bowl 2026

Depois de 11 anos, a revanche foi conquistada com...