Drake Maye pode se tornar o quarterback mais jovem a vencer o Super Bowl

Publicado em

Candidato a MVP da temporada, Drake Maye pode escrever seu nome na história da NFL neste domingo. Em seu segundo ano na liga, o jogador do New England Patriots pode se tornar o quarterback mais jovem a vencer um Super Bowl como titular, caso conduza a equipe à vitória contra o Seattle Seahawks.

New England Patriots e Seattle Seahawks se enfrentarão no Super Bowl LX neste domingo (8), às 20h30 (horário de Brasília), no Levi’s Stadium, em Santa Clara, na Califórnia. O sportv 2 inicia a transmissão às 19h30, enquanto a ge tv e o ge começam o pré-jogo às 18h30. A TV Globo exibirá os melhores momentos da partida, incluindo o show de Bad Bunny na íntegra, logo após o BBB 26.

Atualmente, o recorde de quarterback mais jovem a vencer um Super Bowl pertence a Ben Roethlisberger, lendário jogador do Pittsburgh Steelers, campeão do Super Bowl XL, em 2006, aos 23 anos e 340 dias. Nascido em 30 de agosto de 2002, Drake Maye terá 23 anos e 162 dias quando entrar em campo na decisão deste final de semana, tendo a chance de superar a marca do camisa 7.

Outros grandes nomes da posição conquistaram o primeiro título mais tarde. Patrick Mahomes venceu seu primeiro Super Bowl aos 24 anos e 138 dias, enquanto Tom Brady tinha 24 anos e 184 dias quando ganhou o troféu pela primeira vez, no Super Bowl XXXVI. Ambos aparecem logo atrás do “Big Ben” na lista dos quarterbacks campeões mais jovens.

Mesmo antes do resultado, Maye está perto de garantir um lugar no ranking histórico. Apenas por iniciar a partida contra os Seahawks, ele se tornará o segundo quarterback mais jovem a começar um Super Bowl, superando o próprio Roethlisberger. À sua frente ficará apenas Dan Marino, que tinha 23 anos e 127 dias quando disputou — e perdeu — o Super Bowl XIX, em 1985, pelo Miami Dolphins.

Astro do basquete antes do College

Muito antes de chegar à NFL e se tornar um jogador decisivo, Drake Maye foi uma estrela no basquete do ensino médio. Com 1,93 m de altura, ele se destacou na Myers Park High School, em Charlotte, na Carolina do Norte, onde chegou a anotar 25 pontos e 18 rebotes em um jogo de playoffs. O desempenho despertou o interesse de programas universitários, mas Maye optou por focar no futebol americano para a sequência da carreira.

Ele jogou o College Football pela Universidade de North Carolina. Ao longo de três temporadas, completou 618 de 952 passes para 8.018 jardas e 63 touchdowns. Em 2022, o quarterback foi eleito o Jogador do Ano da ACC, uma das principais conferências da NCAA. Em 2024, declarou-se para o Draft da NFL e foi selecionado pelo New England Patriots como a terceira escolha geral.

Super Bowl no segundo ano de NFL

 

Maye virou titular dos Patriots ainda em sua temporada de calouro, assumindo a vaga do veterano Jacoby Brissett a partir da Semana 6. Mesmo em uma equipe em reformulação, o jovem mostrou rápida evolução, chamando atenção especialmente pelo jogo terrestre. Ao fim do ano, foi eleito para o Pro Bowl — o “Jogo das Estrelas” da NFL.

Em 2025, a chegada de Mike Vrabel ao comando técnico marcou um ponto de virada para os Patriots. Após duas derrotas nos três primeiros jogos, a equipe engatou uma sequência de dez vitórias consecutivas e encerrou a temporada regular com campanha de 14 triunfos. Nos playoffs, eliminou Los Angeles ChargersHouston Texans e Denver Broncos até garantir vaga no Super Bowl.

Maye terminou a temporada como o passador mais eficiente da NFL, liderando a liga em aproveitamento de passes (72%) e se tornando o jogador mais jovem da era Super Bowl a alcançar essa marca. O desempenho lhe garantiu um lugar entre os cinco finalistas ao prêmio de MVP da temporada.

Caso conquiste o título, Drake Maye ainda poderá repetir um feito de Tom Brady, a quem muitos torcedores enxergam como seu sucessor em New England. Assim como o maior quarterback da história da franquia, o jovem pode ser campeão do Super Bowl em sua segunda temporada na NFL — Brady conquistou o primeiro de seus sete anéis em 2002.

Fã de Messi e Neymar

Assim como grandes craques do futebol, Maye veste a camisa 10. Apesar da escolha do número não ter relação direta com a modalidade, o quarterback acompanha o esporte da bola redonda e é fã de Messi e Neymar. Em entrevista realizada no início da semana, o jogador revelou seus gostos e manifestou empolgação para viver a Copa do Mundo, que começará em junho.

— Eu costumava jogar muito Fifa uns anos atrás. Acho incrível que a Copa do Mundo veio para os Estados Unidos, e haverá jogos na nossa região, em New England. A Copa do Mundo é muito legal, lembro-me de assistir à última que o Messi ganhou sobre a França. Foi um baita jogo! O futebol é um grande esporte. Sou muito fã do Messi, do Neymar e do Mbappé — disse Maye.

Daqui alguns meses, Maye poderá assistir de perto alguns dos principais craques do futebol mundial em ação. O Gillette Stadium, casa dos Patriots, receberá sete jogos da Copa do Mundo, incluindo o duelo entre França e Noruega. Antes disso, porém, ele tem um sonho imediato: tentar fazer história no Super Bowl LX e se tornar o quarterback mais jovem a conquistar o título na NFL.

Fonte: Globo Esporte/Foto: Michael Hickey/Getty Images

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Provocação, agressão e morte: a cronologia da tragédia que vitimou Rodrigo Castanheira

O que, inicialmente, parecia uma briga entre jovens, ganhou contornos...

Defesa dá show, Seahawks vencem Patriots e conquistam o Super Bowl 2026

Depois de 11 anos, a revanche foi conquistada com...

‘Dor difícil de explicar’: família agradece apoio e se declara ao influenciador Henrique Maderite

A família do influenciador Henrique Maderite, que morreu na tarde...

SP é único estado que não usa sistema de alertas de crianças desaparecidas nas redes sociais

São Paulo é o único estado do país fora...