Uma operação conjunta apreendeu 21 canetas emagrecedoras à base de Tirzepatida, conhecidas como “Mounjaro”, vendidas de forma irregular em Manaus. A ação ocorreu, na quinta-feira (5), após anúncios nas redes sociais, e teve como objetivo coibir a venda clandestina de medicamentos sem prescrição médica e fora das normas sanitárias.
A fiscalização foi realizada em um estabelecimento da capital. O foco foi combater a venda clandestina e a publicidade enganosa de medicamentos usados para emagrecimento. A operação foi coordenada pelo Serviço de Atendimento e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus), com apoio de outros órgãos de controle.
Foram apreendidas 19 seringas fracionadas, sem rótulo ou identificação, além de uma ampola de Lipoless e uma de Tirzepatida. De acordo com os fiscais, os produtos não tinham registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e eram comercializados de forma clandestina.
Os responsáveis também tiveram que retirar das redes sociais o vídeo que anunciava a venda do medicamento. O material foi o que motivou a operação.


