Receita quer discutir tributação sobre investimento em ativos virtuais

Publicado em

A Receita Federal pretende propor a cobrança de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre operações com ativos virtuais, como criptomoedas, por exemplo.

A medida deve ser apresentada em consulta pública e ainda pode sofrer alterações antes de eventual implementação por decreto.

Segundo interlocutores do órgão, a iniciativa busca possibilitar o debate amplo, para que o Brasil possa tomar a melhor decisão sobre a tributação dessas operações, já que atualmente as operações com ativos virtuais não estão sujeitas à cobrança do imposto, ao contrário de outras aplicações financeiras.

A proposta em estudo prevê que pessoas físicas possam ficar isentas do IOF em operações de até R$ 10 mil. Ainda não há definição sobre o calendário da consulta pública nem sobre quando a eventual cobrança passaria a valer.

A discussão ocorre em meio ao avanço da regulamentação do mercado de criptoativos no Brasil. Em novembro de 2025, o Banco Central (BC) publicou novas regras para o setor, que entraram em vigor em fevereiro deste ano, estabelecendo exigências de governança, segurança e transparência para empresas que prestam serviços com ativos virtuais.

Entre as medidas, está a obrigação de segregação entre recursos próprios das empresas e os valores dos clientes, além da realização periódica de auditorias independentes.

A possível incidência do IOF se soma a outras mudanças recentes na tributação de ativos digitais, em um movimento do governo para ampliar a regulação e a fiscalização do mercado.

Fonte: Metrópoles/Foto: Reprodução/Receita Federal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

O que se sabe sobre a prisão de piloto em SP acusado de manter rede de abuso sexual infantil

Um piloto da companhia aérea Latam foi preso na manhã desta...

Tarcísio sanciona lei que autoriza sepultamento de cães e gatos em jazigos da família em SP

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) sancionou nesta terça-feira (10) o...

Motta diz que Câmara deve votar fim da escala 6×1 em maio

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), informou,...

Família morre soterrada após deslizamento de terra atingir casa em MG

Quatro pessoas da mesma família morreram soterradas após um...