De acordo com a Climatempo, a quarta-feira (11/2) será marcada por contrastes no clima em todo o Brasil. Enquanto o avanço de uma nova frente fria provoca chuva moderada a forte no Sul, a atuação de umidade, calor e sistemas como a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantém instabilidades em outras regiões.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de chuvas intensas e tempestade para a maior parte do país.
Confira a previsão do tempo por região:
Região Sul
A manhã começa com tempo mais firme na maior parte da Região Sul, com sol predominando e temperaturas em elevação. No norte do Paraná, há chance de chuva fraca desde cedo. Ainda pela manhã, áreas de instabilidade associadas ao avanço de uma nova frente fria provocam chuvas moderadas a fortes no sudoeste, oeste, sul e Campanha Gaúcha, com trovoadas.
Ao longo do dia, as pancadas se espalham por grande parte do Rio Grande do Sul, com risco de temporais na faixa sul, além do nordeste, Serra e litoral sul do estado. No interior catarinense e em áreas do norte, sul e sudeste do Paraná, a chuva também ocorre de forma mais intensa, enquanto em outras áreas o tempo segue firme. O calor predomina, e as rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h, podendo chegar a 70 km/h no oeste gaúcho.
Região Sudeste
Com a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) desconfigurada, a umidade ainda mantém instabilidades no norte, nordeste, litoral norte, interior e leste de São Paulo, sul do Rio de Janeiro e em grande parte de Minas Gerais, com chuva fraca a moderada e pontos mais fortes, especialmente em áreas mineiras.
No Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo, a chuva ocorre de forma mais intensa, com risco de temporais na Serra e sul fluminense.
As temperaturas ficam mais agradáveis em boa parte da Região, mas o calor aumenta no oeste e sul paulista, no Rio de Janeiro, nordeste mineiro e em grande parte do Espírito Santo. Rajadas de vento entre 40 e 50 km/h atingem São Paulo, Triângulo Mineiro, Região dos Lagos (RJ) e litoral sul capixaba.
Já em São Paulo chove de forma mais intensa desde cedo em áreas do norte, nordeste, leste, litoral norte e Vale do Paraíba. Pela manhã, a instabilidade persiste nessas regiões e também há chuva fraca no interior e litoral. Ao longo do dia, as pancadas se intensificam, com risco de temporais no norte e nordeste paulista e no Vale do Paraíba, enquanto no sul do estado a chuva ocorre de forma fraca.
Região Centro-Oeste
Mesmo com a ZCAS desconfigurada, há previsão de chuva fraca a moderada em áreas de Goiás e de Mato Grosso desde cedo, com intensidade moderada a forte em grande parte do estado mato-grossense. Em Mato Grosso do Sul, a manhã começa com tempo mais firme.
O tempo permanece abafado, com temperaturas elevadas e rajadas de vento entre 40 e 50 km/h no sul de Mato Grosso e Goiás e no norte e leste de Mato Grosso do Sul.
Região Nordeste
As pancadas de chuva ocorrem de forma mais intensa no oeste e interior da Bahia, na metade sul do Piauí e em grande parte do Maranhão, enquanto a ZCIT influencia o litoral norte da Região. Pela manhã, as condições melhoram, mas ainda chove de forma isolada nessas áreas e na faixa leste, onde a chuva pode ser mais forte.
Entre os litorais da Paraíba, Sergipe e Alagoas, a chuva ocorre com intensidade moderada a forte. Nas demais áreas, o tempo segue firme e o calor predomina. A umidade relativa do ar fica mais baixa no norte e interior da Bahia, podendo ficar abaixo dos 30%. Rajadas de vento entre 40 e 50 km/h atingem áreas litorâneas e o leste da Região.
Região Norte
Chove forte desde as primeiras horas do dia em grande parte do Amazonas, Pará, Tocantins, Rondônia e Amapá, sob influência da ZCIT. Em outras áreas, a manhã começa mais firme. Ao longo do dia, a nebulosidade aumenta e as instabilidades se intensificam no Amazonas, Pará, Amapá, Tocantins, Rondônia e Acre.
No extremo sul de Roraima, há chance de pancadas de chuva, enquanto o restante do estado segue mais firme, com aberturas de sol, sensação de abafamento e umidade mais baixa.
Fonte: Metrópoles/Foto: KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo


