Canadá: o que se sabe sobre o tiroteio que deixou 10 mortos em escola

Publicado em

Uma chacina chocou o Canadá na terça-feira (10/2), quando 10 pessoas morreram em um tiroteio, incluindo a suspeita de ser a autora dos disparos, em uma escola de Tumbler Ridge, na província da Colúmbia Britânica. Segundo informações de autoridades canadenses, mais de 25 pessoas ficaram feridas e foram hospitalizadas.

O primeiro-ministro da Colúmbia Britânica, David Eby, chamou o episódio de “uma tragédia inimaginável” e disse que o ataque figura entre os eventos mais mortais desse tipo na história do país.

O que se sabe até agora:

  • O caso ocorreu por volta das 13h20 no horário local (19h20 em Brasília), na Tumbler Ridge Secondary School, que atende cerca de 160 alunos. A escola fica em uma cidade com pouco mais de 2 mil habitantes, na Colúmbia Britânica. Uma residência próxima do colégio também foi alvo do ataque.
  • Nove pessoas foram mortas no tiroteio. A suspeita do ataque também foi encontrada morta, e, segundo a polícia, aparentemente, ela tirou a própria vida.
  • Seis pessoas foram achadas mortas dentro da escola, e uma pessoa morreu a caminho do hospital. Outras duas pessoas foram encontradas dentro de uma residência que a polícia acredita estar ligada ao tiroteio. O corpo da atiradora também foi achado na instituição de ensino.
  • Mais de 25 pessoas ficaram feridas no tiroteio, incluindo duas que foram levadas de helicóptero para o hospital com ferimentos graves.

Segundo David Eby, a polícia chegou ao local, no noroeste do Canadá, em 2 minutos.

A polícia confirmou que as características da suspeita de realizar os ataques se assemelhavam à descrição em um alerta enviado pelas autoridades. Segundo a imprensa canadense, o alerta descrevia a suspeita como uma pessoa do sexo feminino de vestido e cabelos castanhos.

Em coletiva sobre o caso, a polícia local não informou se a atiradora é maior ou menor de idade. E também não confirmou quantos mortos são crianças. Todos os alunos e funcionários restantes foram evacuados da escola em segurança.

O primeiro-ministro canadense, Mark Carney, disse estar “devastado” e afirmou que “se solidariza com todos os habitantes da Colúmbia Britânica neste momento de terrível tragédia”.

Em um comunicado, a Polícia Montada do Canadá (RCMP) disse que investigará todas as circunstâncias do incidente e que não acredita que haja outras pessoas envolvidas nos crimes.

“Esta foi uma situação dinâmica e em rápida evolução, e a pronta cooperação da escola, dos socorristas e da comunidade desempenhou um papel crucial em nossa resposta”, escreveu o superintendente-chefe do Distrito Norte, Ken Floyd.

Escola ficará fechada

Pelas redes sociais, as escolas Primária e Secundária de Tumbler Ridge informaram que vão ficar fechadas pelo resto da semana. “O distrito está trabalhando para disponibilizar apoio e, assim que tivermos os locais onde esse apoio estará disponível, divulgaremos essas informações nas redes sociais.”.

Também em comunicado, o Distrito de Tumbler Ridge afirmou que sua comunidade vivenciou um “incidente profundamente perturbador”.

“Os eventos devastadores de hoje estão causando grande comoção na comunidade e em toda a província. Meus pensamentos estão com as vítimas, suas famílias e toda a comunidade de Tumbler Ridge”, afirmou Nina Krieger, ministra da Segurança Pública e procuradora-geral da Colúmbia Britânica, pelas redes sociais.

Fonte: Metrópoles/Foto: Reprodução/Redes Sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Banco Master: FGC aprova plano emergencial para cobrir ressarcimentos

O conselho do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) aprovou nessa terça-feira...

Justiça da Itália avalia extradição de Zambelli nesta quarta (11/2)

A Justiça da Itália avalia nesta quarta-feira (11/2) o...

Frente fria avança no Sul e provoca tempo instável no país; confira

De acordo com a Climatempo, a quarta-feira (11/2) será...

Deputada propõe conceder título de cidadão brasileiro a Bad Bunny

A deputada federal Professora Luciene (Psol-SP) apresentou um projeto de...