Inmetro: Manaus é a 2ª cidade com mais irregularidades em material escolar

Publicado em

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) registrou de 4.116 irregularidades em lojas de material escolar em Manaus na Operação Aulas Seguras, no mês de janeiro. A capital amazonense está entre as cinco cidades com maior número de ocorrências no país.

De acordo com o balanço divulgado nesta terça-feira (10), a capital fica atrás apenas de Macapá–AP, que registrou 7.094 irregularidades. Foram fiscalizados 1.194.443 itens escolares em 2.532 estabelecimentos. Desses, 34.155 produtos apresentaram irregularidades, e 260 lojas foram notificadas.

Segundo o Inmetro, as principais irregularidades identificadas incluem ausência do Selo de Identificação da Conformidade, uso indevido da certificação e falta de informações obrigatórias nas embalagens. Entre os produtos com maior número de problemas estão canetas esferográficas e rollers, canetas hidrográficas, marcadores de texto, borrachas e apontadores.

A Região Norte concentrou o maior número de irregularidades no país, com 11.475 registros. Na sequência aparecem as regiões Sudeste (11.394), Centro-Oeste (6.310), Nordeste (2.507) e Sul (2.469).

Segundo o presidente em exercício do Inmetro, João Nery, a operação tem caráter preventivo. “A presença de itens sem certificação ou com informações inadequadas representa um risco real, especialmente quando se trata de produtos destinados ao público infantil”, afirmou.

O Inmetro orienta que consumidores que identifiquem possíveis irregularidades registrem denúncia na Ouvidoria do órgão ou no Sinmac (Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo).

Fonte: Amazonas Atual/Foto: Inmetro/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Polícia prende 37 adultos e apreende 5 adolescentes por apologia ao crime no AM

Policiais civis e militares prenderam 37 pessoas entre a...

Anvisa aprova nova indicação para vacina nonavalente contra HPV

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, na...

Canadá: polícia identifica atiradora de ataque com 10 mortos em escola

Autoridades canadenses identificaram a responsável pelo ataque a tiros em...

Ministro de Portos e Aeroportos anuncia data de saída do governo Lula

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) (foto...