Manaus Airport celebra meio século de existência em fase de crescimento e ampliação da conectividade

Publicado em

– O aeroporto surgiu no fim da década de 1970 e é o maior da Amazônia brasileira;
– Sob gestão da VINCI Airports desde 2022, o Manaus Airport passou por um programa de modernização;
– É considerado um hub estratégico do Norte, conectando o Amazonas a 27 destinos nacionais e internacionais.

Considerado o segundo maior terminal aeroportuário da Amazônia brasileira, o Manaus Airport complet​o​u 50 anos de existência, nesta quinta-feira (26). Desde 2022, sob gestão da Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, integrante da rede VINCI Airports, o aeroporto passou por um processo de modernização da infraestrutura e de melhoria da experiência dos passageiros e atualmente vive um momento de crescimento, com a ampliação da oferta de voos, expansão das operações comerciais e recordes na movimentação de passageiros.

Batizado de Eduardo Gomes, o aeroporto da capital amazonense tem uma história que se confunde com a própria evolução da conectividade aérea da Amazônia. Inaugurado em 1976, o aeroporto é hoje o maior da Região Norte em capacidade operacional e desempenha papel fundamental na logística de passageiros e cargas na região, abrigando o terceiro maior terminal de cargas do país.

Nos últimos anos, com o plano de melhorias implementado pela VINCI Airports, o Manaus Airport passou por uma importante expansão comercial, teve a inauguração de novas rotas nacionais e internacionais, fortaleceu rotas já existentes, além de registrar aumento do fluxo de passageiros. Em 2025, o aeroporto de Manaus teve crescimento de 13,4% no volume de passageiros, com 3,342 milhões de embarques e desembarques entre janeiro e dezembro, o melhor resultado desde o início da concessão. Hoje, o Manaus Airport é considerado um hub estratégico da Região Norte, conectando o estado a 27 destinos nacionais e internacionais.

Para celebrar esses 50 anos de existência, o aeroporto contará com uma programação especial com ações voltadas para toda a comunidade nos próximos meses, entre elas, uma exposição itinerante que narrará a memória do cinquentenário e percorrerá diferentes pontos da cidade. A programação tem como propósito conectar ainda mais o aeroporto à população. Mais detalhes serão anunciados no próximo mês.

O CEO da Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, Kleyton Mendes, destaca: “Sabemos do vínculo afetivo que a população tem com o aeroporto e queremos fortalecer ainda mais isso. Para nós é motivo de muito orgulho ter a oportunidade de continuar escrevendo essa história, agindo para garantir a construção de novas memórias em um futuro cheio de oportunidades, desenvolvimento, sustentabilidade e conectividade”.

 

 

*Com informações da Assessoria/Foto: Assessoria 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Após pressão, Lula deve definir futuro de Jaques Wagner nesta 4ª

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) receberá o senador Jaques...

Relator no CNJ defende punição severa para juízes que cometem crimes

O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) começou a analisar,...

Empresas precisam aprender a usar IA para não perder espaço no mercado, alerta Escola de Tecnologia da UEA

Durante palestra, diretor da EST destaca papel da universidade...

Com Neymar de volta, Brasil pega Escócia por vaga no mata-mata da Copa

Buscando garantir a vaga no mata-mata em 1° lugar...