Ao Kremlin, Irã usa “agressão” dos EUA para justificar tensão em Ormuz

Publicado em

crise no Estreito de Ormuz ganhou novo capítulo diplomático nesta segunda-feira (20/4), após o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, atribuir a atual insegurança na região à “agressão” dos Estados Unidos, durante conversa telefônica com o chanceler russo, Sergey Lavrov.

Segundo a mídia estatal iraniana, Araghchi informou que Teerã considera a instabilidade na estratégica via marítima resultado direto de ações militares norte-americanas e de Israel.

Ele também declarou que a navegação de embarcações estrangeiras pelo estreito ocorre sob coordenação das autoridades iranianas, reforçando o controle do país sobre a área.

Durante a ligação, Lavrov destacou a necessidade de preservar o cessar-fogo em vigor e evitar nova escalada militar no Oriente Médio.

De acordo com o comunicado da chancelaria russa, Moscou defendeu que a trégua seja respeitada nos termos acordados inicialmente, com mediação do Paquistão, e reiterou apoio a soluções diplomáticas.

Escalada no Oriente Médio

A conversa ocorre em meio ao agravamento das tensões entre Teerã e Washington, às vésperas do fim do cessar-fogo previsto para quarta-feira (22/4).

O acordo, iniciado em 7 de abril, pode não ser renovado. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira que considera “altamente improvável” estender a trégua caso não haja avanços nas negociações.

“Não vou me precipitar em fechar um mau acordo. Se não houver acordo, certamente esperaria a retomada dos combates”, disse Trump em entrevista recente.

Do lado iraniano, o presidente Masoud Pezeshkian reforçou a desconfiança histórica em relação aos EUA e criticou o que chamou de mensagens contraditórias de Washington. Segundo ele, as exigências americanas são “excessivas” e indicam uma tentativa de forçar a rendição do país.

O impasse diplomático se intensificou após o Irã rejeitar participar de uma nova rodada de negociações no Paquistão. Teerã acusa os Estados Unidos de violarem o cessar-fogo, citando o bloqueio naval no Estreito de Ormuz e a apreensão de um navio iraniano.

Apesar do clima de tensão, a Rússia reiterou estar disposta a atuar como mediadora e facilitar um entendimento entre o Irã e países do Golfo Pérsico.

O governo iraniano, por sua vez, sinalizou que pretende garantir a passagem segura de embarcações russas pela região.

O Estreito de Ormuz, por onde passa cerca de um quinto do petróleo mundial, permanece como ponto central da crise.

Fonte: Metrópoles/Foto: Ministério das Relações Exteriores da Rússia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Apreensão da PF supera em R$ 143 mil as diárias de Jaques Wagner

Os cerca de R$ 480 mil apreendidos durante a operação Compliance...

Influencers e bancos podem ser enquadrados em cerco a bets ilegais

O governo federal adotou, nesta semana, duas medidas que implicam instituições...

PRF apreende 28 barras de ouro ilegal avaliadas em R$ 10 milhões

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na manhã desta...

Justiça torna réus 7 ex-assessores de Carlos Bolsonaro por rachadinha

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de...