Morada do poeta amazonense Thiago de Mello (1926-2022), o Porantim do Bom Socorro, em Barreirinha (município a 330 quilômetros de Manaus), está sendo restaurado pela prefeitura do município. De propriedade do Governo do Amazonas, o local estava abandonado há pelo menos 20 anos.
De acordo com subsecretário de Cultura, Turismo e Meio Ambiente, Branco Baraúna, a prefeitura pediu autorização do governo estadual para fazer a restauração dos prédios do Porantim. “Estava desmoronando, estavam em ruínas os três prédios”, disse Baraúna em entrevista ao site Barreirinha em Destaque, na segunda-feira (4).
“A preocupação é mantermos a forma original, uma vez que isso é um projeto do [arquiteto] Lúcio Costa. Então, estamos trabalhando. Estaremos entregando em um curto espaço de tempo. Acredito que em mais uma semana a gente já deve estar entregando esse primeiro prédio, que é o ‘Torreão’, e revitalizando todo o complexo do Porantim”, completou Baraúna.
Localizado na Rua Terra Preta do Castanhal, bairro São Judas Tadeu, o Porantim do Bom Socorro é um terreno com um casarão de três andares construído com madeiras Itaúba e Sucupira e um prédio de dois pisos chamado de “Torreão”, onde funcionou o Museu Amazônico. O local também tinha uma biblioteca, batizada de “Moronguetá”, que foi demolida pela prefeitura.
De acordo com a filha do poeta, Isabella Thiago de Mello, o complexo foi construído nos anos de 1978 e 1979, depois que Thiago voltou do exílio político na Europa. Ele ganhou os projetos arquitetônicos de Lúcio Costa, autor do plano piloto de Brasília, de quem era amigo, e decidiu construir as casas em sua cidade natal.
O Porantim foi vendido para o Governo do Amazonas em 1992, antes de Thiago viajar para o Chile, onde atuou como adido cultural da embaixada do Brasil. Isabella relata que o governo repassou, via comodato, o espaço para a prefeitura, com a promessa de preservar a arquitetura de Lúcio Costa e de dar finalidade cultural às casas, mas houve modificações na estrutura.
Desde 2013, tramita no Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) um procedimento de número 1799 para tombamento dos imóveis. “O processo está na última instância, em Brasília. Agora, com o novo governo federal, temos a certeza de que, finalmente, a proteção chegará”, afirmou Isabella.
Há alguns anos, o local estava sem manutenção, tomado pela vegetação. Em julho, ao ser procurada pela reportagem, a Prefeitura de Barreirinha comunicou que “o Governo do Estado do Amazonas é o responsável pelas casas do poeta Thiago de Mello”. Na ocasião, o ATUAL questionou o governo estadual, mas não recebeu nenhuma resposta.
Há algumas semanas, a prefeitura iniciou as obras de restauração dos prédios do Porantim. A reforma do Porantim começou com o Torreão. Conforme o subsecretário Branco Baraúna, a ideia é manter a estrutura “na sua forma original”. “A a gente está trabalhando direto para que a gente possa entregar para a população totalmente revitalizado na sua forma original”, disse Baraúna.
Antes mesmo da reforma, o espaço passou a ser usado para atividades culturais e educacionais, como sarau literário e exposições de quadros. “Hoje o espaço físico, externo, está todo revitalizado. Você pode ver. Muitas atividades culturais, principalmente do segmento educacional, estão sendo realizado no complexo, ou seja, ganhou vida”, afirmou Baraúna.
Na manhã desta terça-feira (5), data em que se celebra a Elevação do Amazonas à Categoria de Província, alunos de cinco escolas municipais promoveram, no Porantim, um evento para comemorar a semana da Pátria. Crianças recitaram trechos do poema mais famoso de Thiago de Mello, o “Os Estatutos do Homem” (Chile, 1964).
Ainda de acordo com Baraúna, o Porantim é um dos principais pontos turísticos de Barreirinha. “Estamos revitalizando um ponto turístico muito importante para Barreirinha. Então, a gente precisa trazer nossos visitantes e mostrar os atrativos que Barreirinha tem. Dentre os mais importantes, o Porantim”, disse o subsecretário.
Foto: Caio Ramos/Barreirinha em Destaque
*Amazonas Atual