Uma jovem britânica morreu devido ao abuso de gás hilariante, de acordo com com e resultado de exames preliminares divulgados nesta semana.
Ellen Mercer, que tinha 24 anos, foi levada às pressas para o hospital em 9 de fevereiro do ano passado, após sofrer um “colapso cardiorrespiratório repentino e inesperado”, informou o “Daily Mail”. A jovem, que morava em Buckinghamshire (Inglaterra), morreu no centro médico.
Legistas encontraram “características de comprometimento neurológico” e testes posteriores revelaram que o óxido nitroso – muitas vezes inalado através de balões – tinha causado graves problemas circulatórios e respiratórios.
A jovem, que estava Administração, “tinha um histórico de abuso de óxido nitroso”, disse a legista de Berkshire, Hannah Godfrey, na abertura do inquérito da morte de de Ellen, na segunda-feira (26/2). As “complicações de longo prazo” relacionadas à substância culminaram no óbito.
O óxido nitroso, também apelidado de “crack hippie”, é a segunda droga mais consumida entre jovens de 16 a 24 anos na Inglaterra, depois da maconha. A substância provoca uma breve sensação de tontura, juntamente com risos e alucinações. O uso intenso e regular do gás pode causar consequências graves para a saúde, incluindo anemia, danos nos nervos e paralisia.
A família de Ellen a descreveu como uma “alma verdadeiramente bela e gentil” que “fará falta a todos que tiveram a sorte de conhecê-la”.
O óxido nitroso não era ilegal no Reino Unido quando Ellen morreu, mas foi elevado à categoria de droga de Classe C em novembro do ano passado. Traficantes agora podem pegar até 14 anos de prisão. Os usuários da substância enfrentam multa ilimitada, serviço comunitário ou advertência. Os infratores reincidentes correm o risco de passar dois anos na prisão.