Ação itinerante da DPE-AM leva atendimento jurídico gratuito a mais de 500 pessoas em Rio Preto da Eva

Publicado em

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realizou uma ação itinerante no município de Rio Preto da Eva, distante 57 quilômetros de Manaus. O atendimento jurídico gratuito ocorreu durante três dias e se encerrou na quinta-feira (29/07), alcançando 505 pessoas que receberam atendimento nas áreas de Família e Registros Públicos.

Os serviços prestados aos moradores da zona urbana e rural do município foram ligados a regularização de documentações de registro civil, como a 2ª via da Certidão de Nascimento, além da busca por pensão alimentícia, pedido de guarda, reconhecimento de paternidade, dissolução de união estável e divórcio.

Para o coordenador do programa Defensoria Itinerante, defensor público Danilo Germano, o deslocamento das equipes da instituição até as comunidades é sempre muito importante. “Estamos vivendo um retorno ainda que progressivo aos atendimentos da Defensoria Itinerante, que são presenciais. Tomamos os cuidados necessários no atendimento, respeitando o distanciamento, fazendo o uso de máscara e constantemente higienizando todos os envolvidos na ação”, ressalta. 

O defensor também destaca o crescimento do público da DPE-AM durante o período de pandemia da Covid-19. “A população que demanda atendimento da Defensoria aumentou. Muitas pessoas perderam seus empregos e estão em uma condição de hipossuficiência que antes não estavam. Nosso atendimento é ainda mais essencial”, afirma Germano.

O objetivo do programa Defensoria Itinerante é prestar orientações e assistência jurídica gratuita à população que não dispõe de atendimento regular da Defensoria Pública. As ações itinerantes estavam suspensas, obedecendo aos protocolos de segurança contra Covid-19.

O retorno das atividades do Defensoria Itinerante está acontecendo de maneira gradual. Ainda no mês de julho, a Defensoria realizou uma ação itinerante em São Gabriel da Cachoeira, para atender moradores de ao menos 40 comunidades de maioria indígena da região. O atendimento alcançou mais de 700 pessoas.

*Com informações assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Após críticas de Milei ao Mercosul, Lula diz que estar no bloco ‘protege’ os países

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira...

Ibovespa bate 141 mil pontos, em nova máxima histórica. Dólar recua

Após abrir em alta, o dólar mudou o sinal e operava...

Motociclista Borja Gómez morre aos 20 anos em treino na França

O piloto espanhol Borja Gómez, de 20 anos de...

Garimpo ilegal na Amazônia gera doenças, estupros e assassinatos

Doenças provocadas pela exposição ao mercúrio, assédio, estupro, tentativas...