Os candidatos que participaram do CNU (Concurso Público Unificado) já podem acessar as notas finais das provas objetivas. Os resultados estão disponíveis na Área do Candidato no site oficial do certame. Além das avaliações de múltipla escolha, os participantes também terão acesso às notas preliminares das provas discursivas e da redação. O concurso público foi realizado em 228 cidades de todo o país e oferece 6.640 vagas em 21 órgãos da Administração Pública Federal.
Serão divulgadas as notas dos blocos 1, 2, 3, 5, 6 e 7, de nível superior, e do bloco 8, de nível médio. Até o momento, por decisão liminar da Justiça do Distrito Federal, a divulgação dos resultados das provas do bloco 4 está suspensa até nova decisão judicial. O Governo Federal, por meio da Advocacia Geral da União, vai recorrer. O cálculo da nota não leva em conta apenas o número de erros e acertos, já que as disciplinas cobradas têm pesos diferentes, dependendo de cada cargo.
Além das provas, o edital prevê a avaliação de títulos, como pós-graduação, mestrado e experiências, em alguns casos. Esses títulos fazem parte da composição da nota final, que é chamada no edital de Nota Final Ponderada.
O prazo para eventuais pedidos de revisão das notas preliminares das provas discursivas e da redação deve ser realizado em campo específico da Área do Candidato, nos dias 8 e 9 de outubro.
Veja como as notas são calculadas
Bloco 1 a 7
Os candidatos desses blocos responderam a 70 questões de múltipla escolha, com 20 de conhecimentos gerais e 50 de assuntos específicos. Durante as avaliações vespertinas, as disciplinas eram divididas em cinco eixos temáticos, e cada um deles tem pesos diferentes na nota.
Com essa regra, o candidato pode receber uma nota diferente para cada vaga escolhida, mesmo tendo feito uma única prova.
VEJA OS EDITAIS DE CADA EIXO TEMÁTICO
A prova objetiva, no caso do nível superior, equivale a 80% da nota final, caso o cargo não exija avaliações de títulos. A prova dissertativa vale 20%. Já no caso de avaliação de títulos, existem duas possibilidades:
Sem avaliação de títulos
- Prova objetiva: 80%
- Prova discursiva: 20%
Com avaliação de títulos
- Caso 1: Prova objetiva: 75% Prova discursiva: 20% Títulos: 5%
- Caso 2: Prova objetiva: 70% Prova discursiva: 20% Títulos: 10%
Acertos mínimos
- Ao menos 32 questões, em caso de vagas sem avaliação de títulos;
- Ao menos 30 questões, nas vagas em que os títulos valem 5%;
- Ao menos 28 questões, nas vagas em que os títulos valem 10%.
Bloco 8
Este bloco é de nível médio e, por isso, os participantes responderam a 60 questões de múltipla escolha. As últimas alterações do edital estabelecem que a nota final será composta por 70% das provas objetivas, 20% da discursiva e 10% da comprovação de títulos.
Neste caso, as notas das provas objetivas são calculadas por uma fórmula prevista no edital: 100 x Nº de acertos / 60. Quanto aos acertos mínimos, o candidato deve acertar ao menos 30%.
*R7/Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil/Arquivo