Início Manaus Agentes públicos são presos em Manaus em operação contra facção criminosa

Agentes públicos são presos em Manaus em operação contra facção criminosa

0

Oito pessoas foram presas na manhã desta sexta-feira (20) em Manaus na Operação Erga Omnis, da Polícia Civil do Amazonas, de combate à facção criminosa Comando Vermelho. Entre os detidos estão agentes públicos. A polícia cumpre 14 mandados de prisão, busca e apreensão no Amazonas e a operação ocorre simultaneamente em outros cinco estados.

A ação é para desmantelar o “núcleo político” do grupo criminoso com infiltrações no Executivo, Legislativo e Judiciário no Amazonas.

Entre os presos está uma integrante da Comissão de Licitação da Prefeitura de Manaus e ex-chefe de gabinete do prefeito. Segundo a polícia, ela movimentou cerca de R$ 1,5 milhão para a facção por meio de empresas de fachada. Também foram detidos um servidor do Tribunal de Justiça do Amazonas e ex-assessores de três vereadores.

A Justiça autorizou bloqueio de contas, sequestro de bens e quebra de sigilo bancário. Foram apreendidos automóveis de luxo, celulares, computadores e joias. As ordens são cumpridas em Manaus, Belém (PA), Ananindeua (PA), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Teresina (PI) e Estreito (MA).

A investigação identificou que a organização criminosa movimentou R$ 70 milhões desde 2018. Os criminosos financiavam empresas de fachada de transporte e logística para comprar drogas na Colômbia e trazê-las para Manaus de onde eram enviadas para outros estados.

Os investigados serão processados por organização criminosa, associação para o tráfico de drogas, corrupção ativa e passiva, violação de sigilo funcional, lavagem de dinheiro e ocultação de patrimônio.

Erga Omnis, nome da operação, significa “Contra Todos”.

Fonte: Amazonas Atual/Foto: PC-AM

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile