Além de mudar presidentes, Câmara e Senado terão novos vices e secretários

Publicado em

A eleição dos novos presidentes da Câmara e do Senado, prevista para 1º de fevereiro, também vai confirmar mudanças para as Mesas Diretoras das duas Casas. Os parlamentares vão escolher vice-presidentes, secretários e suplentes de secretários.

Na disputa para as presidências, dois nomes despontam como favoritos. O principal cotado para o comando do Senado e do Congresso é Davi Alcolumbre (União-AP), com apoio quase unânime na Casa. Ele tem ao menos 77 votos entre os 81 senadores, considerando os partidos que já aderiram à candidatura dele.

Entre os deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) deve ser eleito o próximo presidente. O paraibano tem apoio que se aproxima dos 500 parlamentares. São praticamente todos os partidos da Câmara, com exceção do PSOL e Novo.

A vice-presidência é o segundo cargo mais importante das Casas e ficará sob o comando do PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, tanto na Câmara quanto no Senado. O partido é o maior do Congresso. O deputado que deve ser indicado é Altineu Côrtes (PL-RJ), atual líder do partido na Câmara. No Senado, o mais cotado é Eduardo Gomes (PL-TO).

O próximo cargo ao nível hierárquico é a segunda vice-presidência, que tem uma função importante na relação com as câmaras estaduais. O posto é mais disputado até o momento em ambas as Casas.

Na Câmara, em tese, a cadeira ficaria com o União Brasil, pelos 59 deputados da legenda, mas a demora do partido em abrir mão de uma candidatura própria à presidência — o que acabou postergando um acordo com Hugo Motta — direcionou o cargo para o PP, que conta com 50 deputados. A expectativa é de indicação do deputado Lula da Fonte (PP-PE) para o cargo.

No Senado, o cargo pode ficar com o PT, conforme indicaram as negociações à época do apoio da legenda a Alcolumbre.

As demais cadeiras, tanto na Câmara quanto Senado, são negociadas entre partidos levando em conta os níveis hierárquicos. Veja as previsões de cada Casa:

 

 

 

*R7/Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Após críticas de Milei ao Mercosul, Lula diz que estar no bloco ‘protege’ os países

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira...

Ibovespa bate 141 mil pontos, em nova máxima histórica. Dólar recua

Após abrir em alta, o dólar mudou o sinal e operava...

Motociclista Borja Gómez morre aos 20 anos em treino na França

O piloto espanhol Borja Gómez, de 20 anos de...

Garimpo ilegal na Amazônia gera doenças, estupros e assassinatos

Doenças provocadas pela exposição ao mercúrio, assédio, estupro, tentativas...